Tecnologia

PARIS 40 GRAUS: CAPITAL DA FRANÇA PODE TER DIA MAIS QUENTE DO ANO, HOY

Mudanças climáticas na Terra são mais visíveis na atualidade
Tasso Franco , Paris | 19/07/2022 às 04:34
Mulher usa leque no metrô de Paris, linha 12
Foto: BJÁ
    A onda de calor que castiga a França - 73 departamentos estão em vigilância laranja - já chegou a Paris e deve durar ao menos, uma quinzena. Para esta terça-feira, 19, o Météo-France estima temperaturas entre 37 e 40 graus. 

  A metade leste da França ainda sofrerá com a onda de calor nesta terça-feira na costa atlântica, depois de uma noite complicada em Gironde, em frente aos dois incêndios gigantes que já devastaram 19.000 hectares de floresta. Quinze departamentos da costa atlântica estavam anteriormente preocupados com a vigilância das ondas de calor vermelho.

  Agora 73 departamentos permanecem colocados em vigilância laranja, com temperaturas crescentes, entre 37°C e 40°C no leste. Durante a noite de segunda-feira para terça-feira, "chegou de oeste uma massa de ar oceânica mais fria" , encerrando "o episódio de intensa onda de calor na costa atlântica" , observa o boletim Météo-France, que especifica que "as temperaturas vão começar a subir novamente em as regiões mais orientais” com máximas entre 37°C e 40°C.
    
   Especialistas em meio ambiente dizem que Paris está cozinhando sob os telhados de zinco ou ao longo das principais avenidas pavimentadas, os habitantes voltam a suportar o peso da onda de calor que atingiu a França desde o início da semana. Embora a capital tenha se comprometido há muito tempo a se adaptar aos efeitos das mudanças climáticas – seu primeiro plano climático data de 2007 –, ainda assim está insuficientemente preparada.

   O Conselho de Paris votou por unanimidade, em 5 de julho, pela criação de uma missão de informação e avaliação intitulada “Paris a 50°C”, a primeira já organizada sobre o clima.

   “Não é uma profecia, nem um palpite, nem uma suposição. Estamos num novo regime climático em que alguns já estão a sofrer, e que vai piorar ainda mais ”, alerta Alexandre Florentin, ecologista eleito e presidente desta missão que será lançada em setembro. Como prova, ele aponta para os extremos alcançados no exterior em 2021, 49,6°C no Canadá, 48,8°C na Itália ou 47,4°C na Espanha.