Tecnologia

PARIS TEM CENTENAS ESTAÇÕES CARREGAMENTOS CARROS ELÉTRICOS NAS RUAS

Postos de gasolina tendem a desaparecer na Europa nos próximos 20 anos
Tasso Franco , Salvador | 02/05/2022 às 18:17
Estação de carregamento de veículos na Av Suffren, Alto Sena, Paris, da Ubeeqo
Foto: BJÁ
  PARIS - A cidade já tem dezenas de pontos de carregamentos para veículos elétricos e até um Chargemap foi editado para facilitar a fida de que possui um veiculo dessa natureza. No Chargemap são 749 postos listados atualmente e você poderá igualmente encontrar um posto de carregamento nos arredores de Paris: Nanterre, Velizy-villacoublay, Issy-les-moulineaux, Boulogne-billancourt. Para os turistas que alugam carros elétricos esse indicador é indispensável.

  A França adotou um modelo de comercialização em que o carro pode ser alugado em longa duração, ao valor de 500 euros por mês, por um prazo de até 20 meses. Os especialistas dizem que o sucesso do modelo parisiense deve aquecer o mercado mundial de veículos elétricos. 

   Mas, como as cidades devem se preparar para receber estes automóveis? Segundo Morald Chibout, as baterias com a tecnologia LMP - Lithium Metal Polímero - teriam uma vantagem competitiva, pois podem ser utilizadas também como estações de abastecimento de veículos e até para gerenciamento da rede elétrica convencional.

  Alguns governos começaram a introduzir incentivos em massa para a aquisição de veículos elétricos. Graças a estes incentivos e com a tecnologia dos veículos elétricos a avançar rapidamente (especialmente a nível das baterias dos veículos elétricos), o transporte elétrico tornou-se mais barato do que as alternativas a gasóleo/gasolina em todo o mundo. 

  Em 2025, os governos pretendem implementar carregadores públicos por toda a Europa e subsidiavam os privados. Até digo mais! Os Países Baixos eram, por esta altura, um enorme carregador de veículos elétricos. Em 2028, os veículos a gasóleo e a gasolina estavam condenados. A Noruega foi a primeira a proibir todos os veículos não elétricos assim que a quota de mercado dos veículos elétricos atingiu 86% em 2024. A Espanha, França e Itália seguiram rapidamente o exemplo e o resto não ficou muito atrás. 

  Atualmente, os veículos totalmente elétricos já ultrapassaram 50% da quota de mercado na Noruega. As ruas dos Países Baixos, entre outros países da UE, dispõem cada vez mais de carregadores para veículos elétricos. Hoje, o futuro da mobilidade elétrica e do mercado dos veículos elétricos é um tema muito em voga. Mas raramente examinamos a forma como os veículos elétricos e as suas infraestruturas de carregamento podem ter impacto nas empresas e em certas facetas das nossas vidas.