Tecnologia

RESGATE CRIANÇA QUE CAIU NUM POCO EM MARROCOS É DESTAQUE INTERNACIONAL

Com Marroco News Line
Tasso Franco , Salvador | 05/02/2022 às 09:24
Rayan, 5 anos, e o difícil resgate
Foto: Marroco Hebo
  Equipes de resgate no Marrocos chegaram mais perto de ajudar uma criança presa no fundo de um poço em uma operação delicada. Começou neste sábado o quarto dia da operação de resgate de Rayan, de cinco anos, que caiu num poço de 32 metros de profundidade na cidade de Bab Berred, na província de Chefchaouen, Marrocos. As autoridades tinham esperança de encerrar o trabalho na sexta, mas o solo arenoso do local dificulta o salvamento.

O menino de cinco anos, Rayan, caiu no poço na cidade montanhosa de Bab Berred, no norte, na terça-feira e sua situação atingiu o país do norte da África.

“Peço aos marroquinos que rezem pelo retorno seguro do meu filho”, disse a mãe perturbada de Rayan em imagens mostradas na mídia local. A agência de notícias estatal SNRT News citou um socorrista na sexta-feira dizendo que o menino ainda estava vivo.

Máquinas de resgate trabalharam sob holofotes durante toda a noite de quinta-feira, com escavações transformando a paisagem em um canteiro de obras de terra vermelha no interior da floresta.

"Estamos quase lá. Estamos trabalhando sem parar há três dias e o cansaço está chegando, mas toda a equipe de resgate está aguentando”, disse um dos líderes da operação, Abdesalam Makoudi.

O poço tem 32 metros de profundidade e se estreita à medida que desce de seus 45 cm de diâmetro no topo, o que significa que os socorristas não podem descer para resgatar a criança.

A região montanhosa ao redor de Bab Berred é muito fria no inverno e, embora a comida tenha sido reduzida a Rayan, não ficou claro se ele comeu alguma.

Ele também foi fornecido com água e oxigênio usando um tubo.

Assim que atingirem a mesma profundidade do poço, os socorristas podem começar a cavar horizontalmente para salvá-lo, disse uma testemunha à agência de notícias Reuters, confirmando relatos da mídia local.

Um dos membros da equipe de resgate disse à mídia local na sexta-feira: “Estamos preparando a etapa de resgate mais crítica e complicada… precisamos cavar horizontalmente de três a cinco metros”.

“Mas, para isso, temos que estabilizar a terra e eliminar o risco de deslizamento de terra, porque enviaremos uma equipe de resgate e não podemos colocar em risco suas vidas.”

Um helicóptero está de prontidão para levar Rayan ao hospital assim que ele for liberado.