Tecnologia

"UMA GEOGRAFIA DOS CONFLITOS MINERAIS NA BAHIA" É TEMA DE LIVE

A live acontece no dia 28 de outubro
IGHB , Salvador | 27/10/2021 às 11:19
"Uma Geografia dos conflitos minerais na Bahia" é tema de live
Foto: Divulgação

“Uma Geografia dos conflitos minerais na Bahia: territórios extrativo-mineral do passado - repercussões no presente” é tema de live coordenada pelo Setor de Geografia do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. O encontro, que acontece dia 28 de outubro, às 17h, no canal www.youtube.com/ighbba, vai reunir os professores doutores da Ufba: Lucas Zenha Antonino (palestrante), Claudia de Oliveira D Arede (debatedora) e Lucidalva Menezes (mediadora).


A proposta do debate, de acordo com a coordenação, é contextualizar as extrações do passado na Bahia e demonstrar as situações que ainda reverberam na atualidade, onde ex-trabalhadores e familiares estão inválidos, enfermos e em busca de justiça e reparação, em meio a uma transformação do espaço com suas paisagens, territórios e lugares destruídos e contaminados. Portanto, sociedade e natureza são diretamente impactadas por projetos que não nasceram nas localidades de extração ou de beneficiamentos e deixaram problemas socioambientais dos mais diversos ainda na atualidade. 


O exemplo da exploração de amianto, em Bom Jesus da Serra, será debatido com a pesquisadora Dra. Claudia de Oliveira D Arede, que irá contribuir por meio de sua pesquisa na localidade, qualificando melhor as informações e entendimentos. Todas as questões contribuem para visualizar e questionar as implicações do modelo mineral em curso e da necessidade de ampliação no presente debate por toda a sociedade.