Tecnologia

POPULAÇÃO DE CAJAZEIRAS GANHA NOVA UNIDADE DA CASA SO+MA

O projeto visa estimular a prática da reciclagem, com estimativa de arrecadar 20 toneladas de material por mês, em todas as unidades da capital baiana
Secom Salvador , Salvador | 21/07/2021 às 19:41
População de Cajazeiras ganha nova unidade da Casa So+ma
Foto: Otávio dos Santos/Secom

A Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), em parceria com a startup de impacto socioambiental SO+MA, inaugurou, nesta quarta-feira (21), mais uma unidade para recebimento de resíduos recicláveis. O contêiner foi instalado próximo ao campo do Pronaica, em Cajazeiras. O projeto visa estimular a prática da reciclagem, com estimativa de arrecadar 20 toneladas de material por mês, em todas as unidades da capital baiana.

 

Nas Casas So+ma, a população pode fazer o descarte correto de garrafas pets e vidros, papel e papelão, plásticos duros e moles, eletrodomésticos, eletrônicos, alumínio e isopor.  A nova unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

 

O material levado até a unidade é pesado e o valor é convertido em pontos, que podem ser trocados por benefícios, como cursos profissionalizantes, mantimentos e itens de higiene.  A iniciativa permite ainda a transferência dos pontos, em forma de doação, para as ONGs locais cadastradas.

 

A coordenadora das Casas So+ma, Nélia Calhau, explicou como é feita a soma de pontos das pessoas cadastradas. "Cada material equivale a uma pontuação diferente. Um quilo de vidro, por exemplo, contabiliza 10 pontos, já de papelão soma 99 e pet, 88. Os eletromecânicos são contabilizados por unidade: ventilador vale 15 pontos, enquanto um computador vale 50".

 

A titular da Secis, Edna Ferreira, avalia de forma positiva a instalação da Casa So+ma em Cajazeiras. “É mais um instrumento para que a gente possa desenvolver uma política ambiental e social, trazendo um viés econômico para dentro da ação, onde ganham a população e o meio ambiente”, ressaltou.

 

Economia – O morador do bairro de Boca da Mata, Vagner Menezes, realizou o cadastro e destacou as vantagens do programa. “Acredito muito no projeto. É inovador e acho que vai trazer benefícios para a comunidade. Cajazeiras é um bairro grande, onde tem muitos resíduos, que até então não tinham destino. Agora temos”, comemorou.

 

Segundo a secretária, a decisão sobre os bairros que devem ter o equipamento instalado passa por uma avaliação do espaço disponível. “A casa tem uma estrutura considerada grande. Nosso desejo é colocá-la em comunidades onde as pessoas estão em maior condição de vulnerabilidade social. Estamos também disponibilizando em bairros de classe média alta, fazendo um convite à população que não tem a necessidade de receber a vantagem da troca, para que possa doar os benefícios às instituições sociais que estão cadastradas no programa”, explicou Edna.

 

Resultados – A coordenadora das Casas So+ma destacou os resultados obtidos, desde a abertura das primeiras unidades, no mês de junho passado. “São quase 3,5 mil participantes cadastrados para trocar materiais por benefícios. Os resultados são positivos, as cooperativas são beneficiadas e o quadro é favorável”, resumiu Nélia.

 

Para a secretária, Salvador tem avançado no desenvolvimento da educação ambiental da população. “A gestão tem assinado compromissos importantes, em nível internacional, buscando a vanguarda de ações que envolvem carbono zero e defesa do planeta”, disse. A gestora avalia que a conscientização sobre a importância da coleta seletiva está crescendo na cidade, manifestando a vontade da administração de ampliar a política.

 

Além da nova unidade de Cajazeiras, a população de Salvador encontra Casa So+ma no canteiro central do Imbuí; na Prefeitura-Bairro Subúrbio e Ilhas, em Paripe; na Praça da Revolução, em Periperi; no Largo do Papagaio, na Ribeira; na Praça de Stella Maris, situada na Alameda Praia de Guaratuba; no supermercado Assaí de Mussurunga, que fica na Rua Professor Plínio Garcez de Sena; e no BIG Bompreço Iguatemi.