ter?a-feira, 22 de setembro de 2020
Tecnologia

SÊO FRANCO MOSTRA A PRAÇA CASTRO ALVES NO SEU CANAL DO YOUTUBE

Inscreva-se no canal de YouTube de Sêo Franco. São 65 videos de cultura para você.
Da Redação , Salvador | 12/09/2020 às 19:29
Jornalista Tasso Franco
Foto: OG
  O jornalista Tasso Franco publicou neste sábado, 12, no seu canal do YouTube, mais um video falando da cidade do Salvador e sua história desta feita comentando sobre a Praça Castro Alves, antiga Praça do Teatro São João, uma das mais antigas da cidade, e que foi visitada pelo monarca Dom João VI, em 1808, quando esteve na capital dos baianos e foi recepcionado exatamente no Teatro São João pelo presidente da Proviíncia e autoridades municipais.

  A praça nasceu fora dos muros da cidade, da porta Sul, Santa Luzia, diante da expansão urbana de Salvador e a construção do mosteiro de São Sebastião pelos beneditinos no local onde era a aldeia do cacique Ipuru, Tupinambá, originias moradores dessa região. 

  Franco lembra dos carnavais da Castro Alves local que era o coração da folia de rua da capital, décadas de 1960/1990, os grandes comícios políticos que foram realizados desde a República Velha nas campanhas de J.J. Seabra, Ruy Barbosa e outros, dos eventos políticos da Nova República com ACM de um lado e Lula do outro, e da relação afetiva da praça com os moradores, em especial, o poeta dos escravos, Castro Alves, cuja estátua está no local desde 1922.

   Inscreva-se no canal de Sêo Franco, participe, sugira temas. São 65 videos para você. Vá la, comente, dê um like.