Tecnologia

Empreendedorismo e inovação são temas de encontro no Hub Salvador

O evento é aberto ao público e propõe debater temas relacionados ao empreendedorismo e à inovação na capital baiana
Luciana Amâncio , Salvador | 13/02/2020 às 10:27
O Hub de Inovação Banco do Nordeste promove, nesta sexta-feira, 14, em Salvador, a primeira edição do Inovar para Desenvolver. Com o tema “Empreendedorismo de alto impacto”, o evento é aberto ao público e propõe debater temas relacionados ao empreendedorismo e à inovação na capital baiana. As inscrições podem ser feitas até amanhã, 13, gratuitamente, por meio do site www.bnb.gov.br/inovacao/agenda.
Os painéis dividem-se em três temáticas: Inovação Empresarial, Políticas de Incentivo à Inovação e Ecossistema de Inovação no Nordeste. O primeiro contará com a presença do diretor financeiro da rede Mater Dei de Saúde, Fábio Mascarenhas, e do diretor operacional da 4i Engenharia, Luan Saldanha, com mediação do gerente executivo do Hub de Inovação Banco do Nordeste, Gabriel Salgado. Eles conversarão sobre a experiência com  projetos de inovação, financiamento, processo de transformação digital das empresas e indústria 4.0.
O segundo painel abordará políticas de incentivo e os cenários para 2020. Participarão a secretária de Ciência e Tecnologia do Estado (SECTI), Adélia Pinheiro, e o secretário municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador, André Fraga. Eles falarão sobre os marcos legais de inovação e projetos de incentivo às empresas de tecnologia.
O terceiro painel discutirá as oportunidades do ecossistema baiano e nordestino de inovação, focando nas principais dificuldades e potencialidades das startups da região: as principais características das startups, o perfil das startups baianas e o que precisa melhorar. Alexandre Darzé, sócio da Light House Invest e que já trabalhou no Banco Mundial, e Vanessa Vilela, presidente da Associação Baiana de Startups (ABAStartups), falarão sobre economia e oportunidades de negócios para 2020.
De acordo com o gerente executivo do Hub de Inovação Banco do Nordeste, Gabriel Salgado, "o propósito do evento é debater com os empresários baianos a importância e necessidade da inovação, para que os empreendimentos sejam mais eficientes e estejam atentos às mudanças do mercado consumidor. Queremos desmistificar possíveis dificuldades em colocar ideias em prática e apresentar oportunidades do mercado. O Banco do Nordeste está disponível para o fomento destas iniciativas".

 

Chave simbólica

Na abertura do evento, com participação de clientes, representantes de startups e lideranças do ecossistema, o diretor de Administração do Banco do Nordeste, Cláudio Freire, entregará simbolicamente as chaves do Hub de Inovação do Banco às empresas selecionadas no programa de inovação do BNB, em abril do ano passado. As startups também receberão certificado de melhor iniciativa inovadora do Governo Federal, prêmio concedido ao Hub de Inovação Banco do Nordeste pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), instituição vinculada ao Ministério da Economia.