Tecnologia

PERNAMBUÉS: Geomantas oferecem segurança a moradores de áreas de risco

Com informações da Secom PMS
Da Redação , Salvador | 14/01/2020 às 18:57
Geomanta no Pernambués
Foto: Betto Jr

Depois de 50 anos convivendo com o risco de deslizamento de terra no fundo da casa onde criou os quatro filhos, Dona Joana Rocha vai poder dormir tranquila no próximo período de chuvas intensas. Na manhã desta terça-feira (14), ela presenciou a inauguração de duas geomantas aplicadas em encostas na Rua das Andorinhas, onde mora desde 1970, e na 2ª Travessa Botafogo, ambas na Baixa do Manu, em Pernambués. As intervenções foram entregues à comunidade pelo prefeito em exercício de Salvador, Bruno Reis.

Também secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis reafirmou o compromisso da atual gestão com ações preventivas para dar segurança às famílias que vivem perto de áreas de risco. “Salvador tem uma geografia irregular, com 45% da sua população morando em regiões de baixo, médio ou alto risco. Mas a nossa gestão vem enfrentando esse problema. Já passamos da casa das 186 geomantas aplicadas. E temos mais de 100 áreas protegidas com obras definitivas de contenção de encostas na capital baiana”, afirmou.

De acordo com o prefeito em exercício de Salvador, em Pernambués, na Rua das Andorinhas, a geomanta aplicada protege uma área de 841 metros quadrados. Na 2ª Travessa Botafogo, a tecnologia foi instalada sobre uma encosta de 430 metros quadrados. Com investimento de aproximadamente R$ 180 mil, as intervenções irão beneficiar mais de 150 famílias, cujas casas foram construídas nas imediações de uma região com elevado risco de deslizamento de terra.

 

A administração municipal, segundo Bruno Reis, vai continuar a investir no programa de proteção de encostas em Salvador. “Vamos seguir o ano de 2020 fazendo novas obras. O prefeito já autorizou os recursos para a execução de mais geomantas, que estão sendo selecionadas conforme o alto grau de risco. Assim, a cidade vai avançando e preparando melhor a sua infraestrutura urbana”, frisou, ao lado do vereador Sérgio Nogueira e dos secretários de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco, e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Rogéria Santos..