quarta-feira, 20 de novembro de 2019
Tecnologia

Braskem promove ação sobre economia circular na Virada Sustentável

Projeto "Reciclar é Transformar" demonstra o ciclo completo da reciclagem e transformação do plástico
Paula Pitta , Salvador | 06/11/2019 às 18:46
Virada Sustentável
Foto: divulgação
Uma estrutura instalada no Largo do Terreiro de Jesus, em Salvador, demonstrará o passo a passo da reciclagem para a transformação do resíduo plástico em um novo produto. O projeto "Reciclar é Transformar" será uma das ações da Braskem para gerar conhecimento sobre a Economia Circular durante a Virada Sustentável Salvador 2019, que ocorre entre sexta (8) e domingo (10).
Para fomentar as discussões sobre sustentabilidade e ações de impacto socioambiental positivo, Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, abordará os desafios e avanços no ambiente corporativo no alcance das metas da Agenda 2030, promovida pela ONU e relacionada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O painel, que também terá a participação de representantes dos governos municipal e estadual, será realizado na sexta (8), no Teatro Vila Velha, na abertura oficial da Virada em Salvador.
Para a diretora de Marketing & Comunicação Corporativa da Braskem, Ana Laura Sivieri, a Virada Sustentável é um projeto que inspira as pessoas para a reflexão e transformação, tendo como base o conhecimento e ações com conteúdos acessíveis sobre os diversos temas dentro da sustentabilidade.
Ciclo da reciclagem - A capital baiana será a terceira cidade a receber o projeto "Reciclar é Transformar", que apresenta de forma didática os conceitos de redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais, formando um ciclo sustentável. Ao percorrer a estrutura, o participante conhecerá as etapas da reciclagem: separação, trituração, lavagem e secagem, extrusão e transformação, visualizando o caminho que os resíduos separados em casa fazem até que ingressem novamente no ciclo produtivo. "A Braskem tem como propósito melhorar a vida das pessoas criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. Nossa atuação é pautada pelo desenvolvimento sustentável e, por isso, a economia circular é algo que sempre permeou nossos processos. Assumimos o compromisso público de estimular a economia circular, por acreditarmos no poder da mobilização de todos os elos da cadeia, desde a indústria até o consumidor final", destaca Sivieri.
Além de demonstrar as etapas de transformação, a estrutura também contará com jogos sobre o processo de reciclagem, consolidando o conhecimento de maneira lúdica e interativa. O espaço funcionará entre sábado (9) e domingo (10), das 9 às 17 horas.