Tecnologia

Lauro: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é encerrada com debate

A atividade foi aberta com a palestra da jornalista Olga Goulart
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 27/10/2019 às 20:08
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é encerrada com debate sobre qualidade de vida
Foto: Lucas Lins
Quem participou neste sábado (26) do ultimo dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Lauro de Freitas teve noção de como a tecnologia pode ser utilizada para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A atividade foi aberta com a palestra da jornalista Olga Goulart, que abordou aspectos que mostram como é possível melhorar a qualidade de vida.
Olga deu como exemplo seu próprio estilo de vida, que preserva o respeito aos limites do corpo humano e a prioridade ao bem-estar pessoal. Em seguida foi exibido o documentário “Fonte da Juventude” que tem como ponto central a alimentação como fator principal para uma vida saudável, levando em consideração a proposta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que é a Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável.
Para finalizar o evento foi realizada uma roda de conversa com o secretário de Saúde, Vidigal Cafezeiro, a coordenadora executiva da Secretaria Municipal de Saúde, Elisa Daltro, o superintendente de Ciências e Tecnologia da SEDICS Eduardo Pessoa, além da nutricionista Tâmara Ferreira e representantes da UPA de Itinga.  Biodiversidade e bioeconomia foram os temas postos em debate com a finalidade de mostrar como podem contribuir com a qualidade de vida e consequentemente na preservação da saúde.
“Não se faz saúde só com dinheiro, mas com simplicidade e boa vontade”, destacou Elisa fazendo um paralelo com o conteúdo do documentário, que mostrou, entre outros aspectos, o uso de alimentos orgânicos, economia solidária e tratamento humanizado. A enfermeira ainda levantou um questionamento provocando uma reflexão. “Será que as pessoas que hoje fazem uso de medicamentos poderiam ter evitado com a adoção de hábitos saudáveis?”
No primeiro dia de atividade o coach Igor Oliveira ministrou uma palestra sobre Gestão da vida - Ikigai, uma filosofia baseada na teoria japonesa da vida longa e feliz levada para o mundo corporativo. Também foram realizados minicursos e oficinas além de serviços de beleza e orientações sobre preservação do câncer de mama.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBa) e contou com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Inovação Tecnológica (SEDICS) de Lauro de Freitas.