sexta-feira, 22 de novembro de 2019
Tecnologia

Curso inédito sobre Biomimética acontece em Salvador

Dias 25 e 26 de outubro
Imprensa Via Press , Salvador | 18/10/2019 às 19:29
Curso inédito sobre Biomimética acontece em Salvador
Foto: divulgação
Tendo a natureza como fonte de inspiração para a tecnologia, a Biomimética é uma área da ciência que tem por objetivo o estudo das estruturas biológicas e das suas funções, estratégias e soluções, e utilizar esse conhecimento em diferentes domínios da ciência. A capital baiana recebe, de forma inédita, o curso Bio Thinking | Biomimética: criatividade e liderança inspiradas na Natureza, dias 25 e 26 de outubro (sexta-feira e sábado), no Espaço Colabore Salvador, no Parque da Cidade, Itaigara. A facilitadora será Carol Freitas, primeira profissional graduada em Biomimicry pela Arizona State University no Brasil e uma das primeiras mulheres da América Latina com a titulação. A realização é da empresa Novo Expediente em parceria com a Nous.
“A ideia é que o público, logo no primeiro dia, tenha uma introdução e uma conversa a partir das bases da Biomimética e durante todo o sábado, aconteça a Jornada de Biomimicry Thinking, uma imersão no método desenvolvido pelo Biomimicry 3.8 para entender, na prática, como trazer as soluções da natureza para a vida real”, explica a facilitadora. A aprendizagem experiencial será a base da imersão, no qual os participantes estarão cercados pela Mata Atlântica do Parque da Cidade, vivenciando experiências vivas que fazem todo o sentido para os desafios do tempo atual.
O objetivo do curso é promover inovação e diversidade no processo de aprendizagem criativa, levando os participantes à compreensão das leis da natureza e de que forma podem funcionar para projetos, entendendo os padrões de sucesso da natureza. “Acreditamos que a inovação pode surgir de diversas formas para as pessoas, para as organizações e para a cidade e a Biomimética apresenta-se como um dos meios mais interessantes, pois é um convite ao autoconhecimento e a reconexão do ser humano com a natureza e quando isto acontece a inovação surge naturalmente”, afirma Isis de Aragão, cofundadora da Novo Expediente.
Vivenciar o método de aplicação da Biomimética – Biomimicry Thinking, praticar exercícios de reconexão e aprender técnicas de observação da natureza estão entre as aprendizagens. A formação também suscita o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos como: solução de problemas complexos; pensamento criativo; cooperação e trabalho em equipe; engenharia; negócios; design; percepção do mundo natural e biologia. Voltado para interessados em inovação, startups e corporações, o público alvo são engenheiros, arquitetos, designers, buscadores de tendências em geral, profissionais de meio ambiente, empreendedores e empresários, gestores de mudança, inovação, pessoas e produtos.

Sobre a Biomimética

A Biomimética é uma tecnologia que aplica a lógica da natureza nos desafios humanos. A partir da Biomimética, é possível inovar ao observar, aprender e buscar inspiração nos princípios criativos e estratégias usadas pela natureza, que está ativamente criando soluções como um grande laboratório vivo neste planeta há 3.8 bilhões de anos. As soluções criadas a partir desse estudo unem funcionalidade, estética e sustentabilidade. Empresas como a Coca-Cola, Levi’s, Natura, Ford, General Eletric e diversas outras sabem que a natureza evolui a partir da resolução de seus problemas e por isso usam a Biomimética como tecnologia para inspirar novos produtos e processos.
Hoje, a Biomimética tem um instituto em Harvard, o Instituto Wyss de Engenharia Biologicamente Inspirada da Universidade de Harvard, que reúne biólogos e especialistas em design, sustentabilidade, negócios e engenharia. Com matérias recentes na Você S.A., Vida Simples e Pequenas Empresas e Grandes Negócios, as descobertas da Biomimética estão chegando ao Brasil para transformar o jeito de inovar. A Forbes já coloca a Biomimética como a próxima grande tendência em tecnologia para empresas. A previsão é de um mercado de aproximadamente 1,6 trilhões de dólares até 2030, de acordo com a Fermian Business & Economy Institute.

Sobre a facilitadora

Carol Freitas é a primeira profissional graduada em Biomimicry pela Arizona State University no Brasil e uma das primeiras mulheres da América Latina com a titulação. Ela é mestre em Biomimética, profissional e especialista certificada pelo Biomimicry 3.8, instituto da fundadora do método, Janine Benyus. É sócia do Nous e atua na parte estratégica de desenvolvimento de produtos. Formada em Desenho Industrial pela Universidade de Brasília, atua de maneira multidisciplinar com design de produto, visual, instrucional, empreendedorismo, inovação e consultoria. Aplica a Biomimética de maneira direta ou indireta em tudo que produz com finalidade de trazer um pouco do pulso da natureza para o mundo humano.
O evento conta com o apoio da Puro, Da Vila e OCA com alimentação, Toca Ambiental, Intera, Virada Sustentável, Salvador Meu Amor, OCA Infância Viva e da Secretaria de Sustentabilidade de Salvador. Mais informações pelo site https://biothinking.splashthat.com/.

Serviço:

Curso Bio Thinking | Biomimética: criatividade e liderança inspiradas na Natureza

Quando: Dia 25 de outubro (sexta-feira), das 17h às 20h; 26 de outubro (sábado), das 8h às 18h

Onde: Colabore Salvador | Parque da Cidade Inovação de Impacto | Parque Joventino Silva (Parque da Cidade), Itaigara | Salvador, BA

Investimento: R$ 880,00 com valor promocional de R$ 700 até domingo, dia 20/10 usando o cupom de desconto SIMBORABIO no Sympla.

25 vagas

As inscrições podem ser feitas no link: https://bit.ly/biothinking.