Tecnologia

SDE, Juceb e EGBA firmam convênio para baratear certificados digitais

O acordo é um importante passo no combate à falsificação de assinaturas e de documentos
Ascom SDE , Salvador | 01/10/2019 às 19:59
Juceb e EGBA firmam convênio para baratear certificados digitais
Foto: divulgação
A aquisição de certificados digitais terá até 28% de desconto sobre os valores praticados pela Empresa Gráfica da Bahia (EGBA), após a empresa firmar convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), nesta terça-feira (01). O acordo é um importante passo no combate à falsificação de assinaturas e de documentos, que resulta em prejuízos à administração pública.
“Trabalhamos firmes na atração de investimentos e temos como objetivo proporcionar melhorias nos processos e tornar o estado cada vez mais seguro para o empresário que acredita e investe na Bahia. Essa ação é estratégica e é responsável também por gerar emprego e renda para o povo baiano”, afirma o vice-governador João Leão, titular da SDE.
A medida visa incentivar o registro digital de empresas, garantindo segurança, agilidade e comodidade ao empresário. Os descontos valem para certificados do tipo A3 e A1, que permitem ao usuário a tramitação de documentos com autenticação e integridade de conteúdo.
“Com a Assinatura Digital, esperamos barrar crimes de falsificação de documentos. Com o convênio, o alto custo deixa de ser uma barreira, sobretudo aos micro e pequenos empresários”, destaca Paula Ribeiro, vice-presidente da Juceb.
Já o diretor-geral da EGBA, Roberto Britto, acredita que a certificação digital vai garantir proteção quanto a fraldes e inibir o uso de empresas laranjas: “Infelizmente temos documentos falsificados com autenticação de cartório, além disso, vamos evitar evasão fiscal e garantir segurança jurídica para o estado”.
O empresário que manifestar interesse em adquirir o certificado, durante a elaboração do seu processo de registro, receberá um e-mail com todas as informações para ter acesso ao benefício e buscar a empresa para emissão do seu Certificado Digital. Alguns postos de atendimento da Juceb contarão com um preposto da EGBA para prestar informações àqueles que tiverem interesse em adquirir os certificados com os descontos disponibilizados. Além de Salvador, é possível solicitar a emissão de certificados digitais em 44 municípios baianos.