Tecnologia

Presidente da Anatel apresenta edital de leilão 5G durante congresso

Leonardo de Morais vai abrir oficialmente o INOVAtic, evento que promoverá debate sobre transformação digital e expansão da banda larga no Nordeste
Paula Pitta , Salvador | 11/09/2019 às 19:08
Leonardo de Morais
Foto: divulgação
A proposta da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para o edital do leilão da tecnologia 5G será apresentada pelo presidente da agência Leonardo de Morais, em setembro, em Salvador. Morais vai abrir oficialmente o INOVAtic, Congresso de Tecnologias da Informação e Comunicação e Feira de Negócios, que será realizado nos dias 26 e 27 de setembro, no Senai Cimatec.
A expectativa é que ele explique como a agência pretende conduzir a venda de espectro para a tecnologia de quinta geração, já que há discussões sobre quais frequências serão leiloadas. Se incluir as quatro frequências - 2,3 GHz, 3,5 GHz, 26 GHz e 700 MHz - será o maior leilão único de frequência para o 5G no mundo.
O presidente da Anatel defende que o leilão do 5G é uma oportunidade de massificar o acesso à banda larga no Brasil, fomentando a transformação digital do país, que ingressaria na era da sociedade da Internet das Coisas (IoT). Atualmente, 94 países estão investindo ativamente na tecnologia 5G.
Congresso - Além da discussão sobre a tecnologia 5G, o INOVAtic também vai promover a reflexão sobre outros temas que contribuem para a transformação digital das empresas e governos do Nordeste. Durante dois dias, especialistas e representantes dos governos federal e estaduais vão debater em painéis e mesas redondas sobre a Lei de Proteção de Dados e Privacidade, economia digital, financiamento e Indústria 4.0. As estratégias dos grandes Provedores de Serviço de Internet (ISPs) e pirataria na TV paga estarão em pauta.
A expectativa é reunir mais de 300 participantes no evento, que terá a presença de executivos das principais operadoras de telecomunicações, dos Provedores de Serviço de Internet (ISPs) e representantes das empresas internacionais do setor. Eles vão apresentar soluções para fortalecer a infraestrutura de conectividade do Nordeste e debater sobre a nova economia digital.
A Feira – Simultaneamente ao Congresso, haverá uma feira de negócios, onde os principais fornecedores de tecnologias, as mais importantes operadoras da Bahia e as maiores operadoras de celular e banda larga do país estarão expondo seus produtos e serviços.