Tecnologia

Pedalinho Sustentável é atração da Semana do Clima em Salvador

O equipamento é movido a energia solar e está exposto no Salvador Hall
Secom Salvador , Salvador | 22/08/2019 às 05:00
Pedalinho Sustentável é atração da Semana do Clima em Salvador
Foto: Jefferson Peixoto/Secom
Pedalar a favor da inclusão social e do meio ambiente. Este é o objetivo do Pedalinho Sustentável, veículo aquático desenvolvido pela prefeitura de Salvador, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal). O equipamento é movido a energia solar e está exposto no Salvador Hall, durante a Semana Latino-Americana e Caribenha sobre Mudança do Clima, que acontece até sexta-feira (23).
  Com estrutura de fibra de vidro e movido a energia solar, captada por uma placa de 150W, o equipamento tem capacidade para duas pessoas, totalizando 180 quilos de peso corporal, e autonomia de 8 horas diárias. Além de garantir o lazer de todos que o utilizam, o pedalinho é também um forte aliado no desenvolvimento de crianças com carências motoras.
Segundo Marcílio Bastos, presidente da Desal, todos os equipamentos desenvolvidos pelo órgão têm a preocupação em atender o público em geral, respeitando o meio ambiente. “O Pedalinho Incluso Sustentável vai permitir que crianças com dificuldades de mobilidade possam brincar com outras crianças, e ainda ser utilizado por aquelas portadoras de autismo como equipamento de fisioterapia. Tudo isso movido por energia inteligente, sem liberar gases tóxicos”, explicou Bastos.
O equipamento está em exposição nas atividades da Semana Latino-Americana e Caribenha sobre Mudança do Clima, e pode ser fotografado pelos visitantes. Logo após o evento, será entregue a comunidade de Salvador que poderá utilizá-lo gratuitamente na Lagoa do Arraial do Retiro.