Tecnologia

GAME XP RIO TEM ARENAS VOLTADAS PARA TODOS TIPOS DE JOGOS

Uma indústria que movimenta bilhões em todo mundo
Nara Franco , Rio de Janeiro | 27/07/2019 às 22:06
Game XP no Parque Olimpico, Rio
Foto: NF

A Game XP, maior parque de games da América Latina, movimenta a indústria que nós, jurássicos do mundo pré-internet, batizamos de "criativa". No mundo, o mercado de games movimenta bilhões de dólares. No Brasil, são milhões, que incluem dos jogadores aos desenvolvedores. Video-game, quem diria, virou profissão. 

A Game XP fica no Parque Olímpico e a melhor opção de acesso é o BRT. Tem uma estação na porta. É descer, andar 10 metros e chegar à entrada do parque. A mesma dica vale para o Rock in Rio, já que os dois eventos são realizados no mesmo local. 

A Game XP  se divide em arenas. Todas voltadas para jogos. Desde games para crianças a partir dos 5 anos anos até jogos para adultos. O público é majoritariamente adolescente fissurado em Fortenite, Free Fire, Fifa, entre outros.  

Apesar das filas para curtir os brinquedos e as arenas, o parque é um deleite para amantes de vídeo-games. Ainda que a maioria das atraçõea seja para crianças - como a simulação do Fortenite e do PacMan com pessoas - as game zones trazem disputas dr equipes de e-sports e jogos em realidade virtual com direito a torcida. 

Para os saudosistas, uma área de jogos dos anos 80 e 90 mata a saudade de quem cresceu com pacman, Mario Bros (o original), pinball e Atari. 

As grandes arenas recebem os profissionais do e-sports, celebridades que disputam torneios no mundo todo. Do Just Dance ao GTA, brasileiros brigam por premiações que chegam a 50 mil dólares. 

Entre um jogo e outro, teve show, roda gigante, montanha russa, corrida de kart e tirolesa.