Tecnologia

TVE Bahia inaugura sinal digital em Feira de Santana

Emissora também ampliou o alcance de conteúdos educacionais no interior do Estado
Ascom Educação , Salvador | 22/04/2019 às 17:08
Inauguracão do Sinal Digital da TVE em Feira de Santana
Foto: dIvulgação

A TV Educativa da Bahia (TVE) inaugurou, nesta segunda-feira (22), em Feira de Santana (118 km de Salvador), o sinal digital da emissora em 13 municípios do Território de Identidade Portal do Sertão. A antena e a estação de retransmissão do sinal digital foram instaladas no Instituto de Educação Gastão Guimarães. Agora,  através do canal 9.1, cerca de 900 mil pessoas já têm acesso, com alta qualidade de som e imagem, a toda a programação da TVE Bahia, a exemplo de programas educativos, como ‘Hora do ENEM’, que visa auxiliar os estudantes na preparação para as provas do exame.

Além de Feira de Santana, o sinal também está disponível em Amélia Rodrigues, Anguera, Conceição de Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Ipecaetá, Irará, Ouriçangas, Pedrão, Santanópolis, Santo Estevão e São Gonçalo dos Campos.

Tanto a TVE Bahia quanto a Rádio Educadora, que compõe o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), fazem parte da estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado (SEC). A ampliação do sinal digital da TVE também visa ampliar o alcance dos conteúdos educacionais que são exibidos na programação da emissora. O lançamento, nesta segunda-feira, contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, do diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), Flávio Gonçalves, além de educadores e autoridades locais.

O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a importância do acesso ao sinal digital no território. “A iniciativa do governador Rui Costa em ampliar o sinal da TVE no interior é muito importante, pois nossa juventude, crianças e idosos terão um canal que vai trazer informações, valorizar o esporte baiano, a nossa cultura e, acima de tudo, um canal que possa, de fato, fazer jus a seu nome, um canal educativo e, isso, só nos alegra. Feira de Santana já merecia há tempos o sinal da TVE com qualidade e que também chega a mais doze municípios e na zona rural. Nós queremos que as pessoas assistam e se vejam na TVE, e que esses municípios possam ajudar a nossa equipe e o IRDEB a dialogarmos ainda mais e melhor com a cultura do Portal do Sertão”, destacou.

A disponibilidade do sinal digital da TVE nas cidades do interior da Bahia consta no Programa de Governo 2019-2022. O Projeto de Interiorização do Sinal Digital da TVE será implantado inicialmente em 58 municípios, atingindo uma população de 5 milhões de baianos. Até o final de maio, o sinal digital da emissora pública baiana, estará disponível também nas cidades de Juazeiro, Guanambi, Ipirá e Ipiaú.

O diretor geral do IRDEB, Flávio Gonçalves, ressaltou a qualidade dos conteúdos educativos exibidos. “Nós mostramos o que as outras emissoras não mostram e uma das novidades é o novo programa ‘Hora do ENEM’, voltado para os estudantes do Ensino Médio, que é exibido todos os dias, às 7h da manhã e às 6h da tarde. Temos, ainda, uma programação diversificada para quem gosta de música, futebol, programas infantis, documentários, jornalismo e que atende a todos os baianos”, afirmou.

A diretora do Instituto de Educação Gastão Guimarães, Alfreda Xavier, comemorou a chegada do sinal digital. “A programação da TVE vem para somar e os nossos alunos vão aproveitar muito o canal, pois vão poder se preparar melhor para o ENEM e ter acesso a conteúdos educativos que servirão como complemento às aulas da escola”, salientou a gestora.