quinta-feira, 14 de novembro de 2019
Tecnologia

Google escolhe startup baiana para compor programa global

A Agilize foi a única do Nordeste a ser selecionada para um programa global do Google
Lise Lobo , Salvador | 08/04/2019 às 06:35
Agilize
Foto: divulgação

Em 2006, quando cinco estudantes se conheceram no curso de Ciência da Computação na Universidade Federal da Bahia (UFBA), mal imaginavam que a parceria iria render a criação de um modelo de negócio que ainda não existia no Brasil: a primeira empresa de contabilidade online do país. Após anos trabalhando para observar e identificar processos, criaram oficialmente, em fevereiro de 2013, a Agilize.

Possuindo hoje mais de 5 mil clientes distribuídos pela Bahia e outros estados brasileiros, a empresa acumula vitórias e mais um pioneirismo. A Agilize, startup baiana, foi a única do Nordeste a ser selecionada para um programa global do Google, chamado Launchpad Accelerator. 

Pela terceira vez desenvolvendo uma seleção específica no Brasil, o programa de aceleração da gigante de tecnologia, escolheu startups que aplicam o machine learning para resolver problemas locais de forma eficaz. Elas começaram a trabalhar com o Google agora em abril e seguirão até o final de junho. 

Rafael Caribé, CEO da Agilize, conta que para a empresa se tornar o que é hoje, foi necessário passar por todo um processo. “Conseguimos uma empresa do setor tradicional para observar processos e identificar as dificuldades. Foi quando então identificamos a morosidade, em grande parte dos processos, como a maior crítica dos clientes. E foi assim que iniciamos oficialmente a nossa missão”, relembra o gestor.

Além disso, a Agilize chega com a missão de gerar uma economia expressiva em honorários contábeis. “Para se ter uma ideia, é gerada uma economia de mais de R$ 1 milhão de reais por mês em honorários contábeis para os mais de 5 mil clientes”, explica Caribé.

“Em um mês eu consegui resolver o que não consegui em 3 anos”, conta a empresária Fátima Reis, dona do Grupo Reis, enfatizando que encontrou na Agilize uma parceria de trabalho completa.  “O tempo que a gente perdia com contabilidade, de estar resolvendo coisas, a Agilize agrupou e resolveu de forma muito mais fácil. As pendências que a gente tem não ficam esquecidas”, declarou outro cliente, o Lucas Scardua, que faz parte da Fine Financeiro Remoto.

Ser escolhido para um programa reconhecido mundialmente só afirma tudo o que a empresa busca fazer na vida de seus clientes. Hoje, fazendo parte das duas mais relevantes empresas do setor no Brasil, a startup baiana vai continuar tomando fôlego para investir em sua missão de agilizar e reduzir custos de empresas e profissionais liberais.