Tecnologia

‘Me Despache’ leva afro-empreendedorismo para a tela da TV aberta

O objetivo é trazer informações sobre as iniciativas de organização econômica desta população
Wellington Oliveira , Salvador | 04/04/2019 às 11:49
Equipe Me Despache
Foto: divulgação

Está no ar, desde o último dia 19 de março, a mais nova atração da TV Kirimurê (canal 10.2). É o programa ‘Me Despache’, idealizado e apresentado pela publicitária Luciane Reis. Com o formato de entrevistas e reportagens, o programa trata de empreendedorismo e desenvolvimento econômico, na perspectiva da população negra. O objetivo é trazer informações sobre as iniciativas de organização econômica desta população, além de promover negócios focados na superação do racismo e reflexões sobre a relação histórica dos negros com o dinheiro.

O programa, que vai ao ar todas as terças-feiras (21h), com reprise às quintas-feiras (10h), é produzido pela Agência de Fomento a Negócios Locais e Étnicos - Merc Afro. Três edições já foram exibidas e quem não pôde assistir, pode conferir todas elas na página do Merc Afro, no Youtube. A atração é dirigida pelo fotógrafo e videomaker Gustavo Pereira, e pelo jornalista e professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), André Santana.

Nas edições que já foram exibidas, os convidados, seja com as suas trajetórias pessoais ou com as suas pesquisas, debateram temas relacionados com a história econômica das populações negras, trazendo exemplos de civilizações africanas que produziram riquezas e desenvolveram o comércio, reinos e inovações. As finanças e as primeiras formas de organização e colaboração entre os negros na diáspora também foi pautada. Conversaram com a Luciane, no estúdio, a relações públicas e produtora cultural Ítala Herta; e o filósofo e professor da Uneb, Antonio Cosme Onawale.

Repercussão - Além das entrevistas no estúdio, o ‘Me Despache’ conta dois quadros fixos: ‘Étnico Saberes”, que mostra, em cada edição, um afro-empreendimento que vem sendo desenvolvido no estado; e ‘Gestão de Si’, que tem como objetivo, a partir da orientação de especialistas, levar para o público informações sobre capacitação e aperfeiçoamento pessoal.

A apresentadora do ‘Me Despache’, que é também especialista em Produção de Conteúdo para Educação Online e mestranda em Desenvolvimento e Gestão Social, na Faculdade de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), comemora a repercussão e o bom retorno que tem tido do público, e diz que o próprio programa já é um exemplo de afro-empreendedorismo.

“Esta é uma temática que tem me tocado há muito tempo e que sei que afeta a muitas outras pessoas. Tenho me debruçado sobre este assunto tanto na academia, quanto na minha vida profissional e constatado, na prática, todas as barreiras que estão colocadas para a população negra no nosso país”, explica Luciane. Segundo ela, a proposta do programa é tratar com leveza destes obstáculos, “com foco nos caminhos possíveis e nas soluções para a superação destes entraves”, destaca.

 

Ficha técnica

Idealização, produção e apresentação: Luciane Reis

Direção: André Santana e Gustavo Pereira

Edição: Gustavo Pereira

Direção de arte: Lunnah Santos

Fotografia: Gustavo Pereira e Lucas Cerqueira

Maquiagem: Ana Andrade

Figurinista: Cáren Cruz

Site Merc Afro: Adriele do Carmo e André Santana.