quarta-feira, 13 de novembro de 2019
Tecnologia

Ilhéus terá aplicativo que informa o horário de ônibus em tempo real

A aquisição da tecnologia está atrelada a uma exigência feita pelo prefeito Mário Alexandre
Secom Ilhéus , Ilhéus | 02/04/2019 às 10:06
Cittamobi
Foto: divulgação

Já se encontra disponível para download, o aplicativo de celular para passageiros de ônibus. Com a novidade, é possível saber até quantos minutos faltam para o coletivo passar. Para baixar app, basta entrar na loja virtual do sistema operacional do celular e digitar "Cittamobi". A aquisição da tecnologia está atrelada a uma exigência feita pelo prefeito Mário Alexandre às concessionárias que operam o sistema de transporte coletivo de passageiros, para justificar o reajuste da tarifa única que passou a custar R$3,80 desde de dezembro último.

O prefeito Mário Alexandre ressalta que a intenção é facilitar a vida de quem está esperando o ônibus. “Não podíamos autorizar um aumento de tarifa sem a garantia dos benefícios aos usuários pelas concessionárias. Solicitamos das empresas e elas entregaram um produto que, além de permitir que passageiros consultem quais são os pontos mais próximos e quais são as linhas que passam em cada um deles, também avaliem a qualidade do sistema, ou seja, tudo isso para que a população tenha um transporte coletivo de qualidade”, frisou.

Disponível e funcionando – Desenvolvido para atender as necessidades dos usuários do transporte público do Brasil, o CittaMobi é acessado diariamente por cidadãos que buscam saber a previsão de chegada de ônibus em mais de 70 cidades do país. Os horários mostrados pelo aplicativo são precisos, pois os ônibus são monitorados e seus dados de localização enviados em tempo real para o app. O lançamento oficial junto com a campanha ocorrerá ainda este mês.

Gratuito e disponível na versão mobile para Android e iOS, o aplicativo ainda permite marcar pontos e linhas favoritas para facilitar a navegação e mostra quais veículos são adaptados para cadeirantes. São mais de 6 milhões de downloads em diversas cidades do Brasil, a tecnologia dispõe ainda uma versão para deficientes visuais, o CittaMobi Acessibilidade, que, além de informar o horário do ônibus por comandos de voz, permite acompanhar o trajeto e marcar o ponto de descida. O município irá informar