Tecnologia

Memórias Contemporâneas discute Fake News com Mídia NINJA e Alexander

O projeto inicia a temporada 2019 reunindo a Mídia NINJA e o jornalista alemão que escreve sobre a América Latina
Italo Pacheco , Salvador | 27/03/2019 às 13:06
Memórias Contemporâneas discute Fake News com Mídia NINJA e Alexander Busch
Foto: divulgação

O projeto Memórias Contemporâneas, realização conjunta da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA) e do Goethe-Institut Salvador-Bahia, inicia sua temporada 2019. O projeto inicia a temporada 2019 reunindo a Mídia NINJA e o jornalista alemão que escreve sobre a América Latina.

Instituído pelo Centro de Memória da Bahia da FPC, o Memórias Contemporâneas é um projeto nas áreas de história e memória que objetiva a constituição de um banco de dados audiovisual acerca da cultura e seus agentes, a partir da década de 1950. Pondo em diálogo agentes convidados e o público, o pensamento calcado na memória é difundido, gerando, assim, outra fonte de conhecimento que não apenas os documentos escritos.

No dia 1º de abril, o Dia da Mentira, as “Fake News”, problemático fenômeno mundial e brasileiro, serão discutidas por membros da Mídia NINJA e pelo jornalista alemão Alexander Busch, mediados pela jornalista e professora Malu Fontes. O evento acontece às 19h no Pátio do Goethe-Institut, com entrada franca.

A Mídia NINJA, fundada em 2013, é uma rede de comunicação livre que busca novas formas de produção e distribuição de informação a partir das novas tecnologias e de uma lógica colaborativa de trabalho. Apresentando pontos de vista invisíveis na mídia tradicional, a Mídia NINJA possui um amplo diálogo com midiativistas e grupos de mídias cidadãs em todo o mundo. Tem mais de 2 milhões de curtidores no Facebook e se aproxima de 1 milhão de seguidores no Instagram, além de engajar mais de 2 milhões de apoiadores e cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas com o suporte de casas coletivas pelo Brasil.

Nascido na Alemanha, criado na Venezuela e atualmente vivendo entre Salvador e São Paulo, Alexander Busch trabalha há 26 anos como jornalista sediado no Brasil, escrevendo sobre a América Latina. É correspondente para os mais importantes jornais e revistas econômicas da Alemanha e da Suíça, como a “Wirtschaftswoche”, o “Handelsblatt” e a “Neue Zürcher Zeitung”. Publica a coluna “Tropiconomia”, em português, na Deutsche Welle (DW). Formou-se em Jornalismo em Köln (Alemanha) e estudou Economia e Política em Köln e Buenos Aires (Argentina).

Malu Fontes é jornalista, com mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo PósCom da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-doutoramento em Fake News pela UBI-Portugal. É professora de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da UFBA e articulista/comentarista da rádio Metrópole FM e do jornal Correio*.

 

Serviço:

O que: Memórias Contemporâneas: “Fake News”

Quem: Mídia NINJA e Alexander Busch e mediação de Malu Fontes

Quando: 1º de abril de 2019 (segunda-feira), 19h

Onde: Pátio do Goethe-Institut Salvador-Bahia (Av. Sete de Setembro, 1809 – Corredor da Vitória)

Entrada franca