Tecnologia

Lançamento de edital marca abertura da Semana da Resiliência

A iniciativa visa identificar e incentivar soluções que contribuam para fortalecer a resiliência na capital baiana
Secom Salvador , Salvador | 25/03/2019 às 19:43
Lançamento de edital marca abertura da Semana da Resiliência
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

A Semana da Resiliência teve início nesta segunda-feira (25), no Hub Salvador, no Comércio, com o lançamento do edital Desafio de Impacto Salvador Resiliente – Economia Circular, com intuito de selecionar pelo menos três projetos inovadores para a capital baiana. Os contemplados contarão com recursos do Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), a iniciativa visa identificar e incentivar soluções que contribuam para fortalecer a resiliência na capital baiana, tendo como foco a economia circular. A diretora de Resiliência da pasta, Adriana Campelo, afirmou que os projetos do edital deverão ser selecionados até abril e, a partir de junho, as startups darão início aos trabalhos. “Salvador como sempre sai na frente, liderando essa agenda global.”

Das 100 cidades resilientes do mundo, 17 estão na América Latina e três no Brasil – além de Salvador, também adotam a estratégia as capitais Rio de Janeiro e Porto Alegre. Adriana explicou que “a estratégia de resiliência” é um conceito que define uma nova forma de pensar política pública de maneira abrangente, integrada e a longo prazo, para enfrentar desafios. Trata-se de uma mudança sistêmica que também gera oportunidades econômicas e de negócios, além de proporcionar benefícios ambientais e sociais.

“Temos que pensar como aproveitar todas as etapas do processo produtivo. Utilizar tudo e descartar para a natureza o mínimo possível, caracterizando o conceito de economia circular”, pontuou. Ela acrescentou que a Prefeitura já desenvolve alguns projetos que visam a reutilização da chuva, da energia solar e reciclagem de material que seria desprezado como lixo.

Durante a apresentação do edital, estiveram presentes representantes do projeto 100 Cidades Resilientes (100RC) e da Fundação Avina, ambos parceiros da Prefeitura. De acordo com a diretora do 100RC, Helena Monteiro, o trabalho em conjunto com a gestão pública de Salvador tem sido de sucesso absoluto. “Para execução da estratégia de resiliência o poder público precisa da colaboração da sociedade civil, das academias e do setor privado. É muito importante esse trabalho em conjunto, com diferentes consultorias e trazendo o setor privado para junto do público, ajudando a discutir a cidade”, destacou.

Programação – A Semana da Resiliência prossegue nesta terça-feira, às 17h, no Forte São Diogo, no Porto da Barra, com a assinatura do documento Estratégia de Resiliência para Salvador, instrumento que apresenta um planejamento de longo prazo com 60 iniciativas e políticas públicas para a capital baiana. Na ocasião, estarão presentes o prefeito ACM Neto; o titular da Secis, André Fraga; o diretor para América Latina das 100 Cidades Resilientes, Eugene Zapata; a vice-prefeita de Atenas para Natureza Urbana, Myrivili Eleni; além de outras autoridades envolvidas com a temática.

A quarta-feira (27) contará com seis horas do Painel Salvador Resiliente, das 8h30 às 11h30, no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande, com discussões importantes sobre os desafios das cidades resilientes, o crescimento da capital e sobre a arte como elemento de comunicação e transformação da agenda global. No mesmo dia, das 14h ás 16h30, acontece o Workshop Crescendo na Cidade: designe Urbano focado nas crianças, no Hub Salvador.

O encerramento ocorre a partir das 8h30 da quinta-feira (28), com o Workshop Governança Integrada e Microacessibilidade no Centro Antigo de Salvador, no Pestana Convento do Carmo, no Santo Antônio Além do Carmo. Voltado para gestores públicos, terá a participação do consultor especializado em centros históricos Randal Masson da PennPrexxis, nos Estados Unidos.