Tecnologia

HOMEM ARANHA: Homenagens a Stan Lee lotam as redes sociais

HOMEM ARANHA: Homenagens a Stan Lee lotam as redes sociais
Nara Franco , RJ | 14/11/2018 às 10:13
Stan Lee
Foto:
A morte de Stan Lee, criador de boa parte dos super-heróis que hoje dominam os cinemas como Homem Aranha e Pantera Negras, teve enorme impacto internacional, tornando-se um dos assuntos mais falados das redes sociais das últimas 24 horas.

Segundo apuração da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV (Fundação Getúlio Vargas), desde as 17h de segunda (12/11), quando foi confirmada sua morte, foram disparados mais de 7,2 milhões de tuítes sobre Stan Lee em dezenas de países.

Os brasileiros estão entre os que mais comentaram e/ou prestaram homenagens a Stan Lee: 9% de todos os tuítes identificados desde a tarde de segunda, em quaisquer idiomas, vieram do Brasil — o correspondente a 650 mil tuítes, nem todos em português. Só nos Estados Unidos, terra natal de Stan Lee, houve maior participação no debate de homenagem: 41% das postagens no Twitter são dos EUA, o equivalente a 2,95 milhões de menções. Outros locais de elevada repercussão foram o Reino Unido (6%), o México (5%), a Espanha (4%) e a Argentina (3%).

Apenas na primeira hora após a oficialização da morte do quadrinista, foram identificadas 1,9 milhão de postagens na rede social, quase todas de lamento, agradecimento ou feitas por artistas e influenciadores sobre o impacto de Stan Lee na cultura de quadrinhos e cinema do mundo.
A lista inclui celebridades como os atores Chris Evans e Hugh Jackman, assim como os perfis da Marvel e da DC Comics, até nomes importantes do cenário de internet e tecnologia, como Elon Musk. Curiosamente, o tuíte da DC Comics, rival da Marvel no mercado de quadrinhos, foi um dos que mais se destacou entre os que tiveram maior volume de menções.