Tecnologia

Google anuncia ações para combater as Fake News

Noticias falsas são preocupantes
Nara Franco , Rio | 22/03/2018 às 19:57
Google
Foto:
 Google anunciou nesta semana novos esforços para apoiar veículos de mídia como parte de sua estratégia para combater as chamadas fake news. Batizado de Google News Initiative, o programa conta com três objetivos específicos: elevar e fortalecer o jornalismo de qualidade enquanto combate desinformação, principalmente durante notícias urgentes; ajudar no crescimento de empresas de notícias de um ponto de vista dos negócios e entregar ferramentas tecnológicas que possam ajudar o trabalho de jornalistas. A gigante de tecnologia prometeu investir US$ 300 milhões nos próximos três anos como parte de sua iniciativa.

As notícias falsas se tornaram uma grande pedra no caminho do Google e de redes sociais como Facebook e Twitter. E as companhias têm sido, constantemente, cobradas para endereçar o problema com urgência. O YouTube, plataforma de vídeos do Google, planeja contextualizar vídeos com informações tiradas da Wikipedia, por exemplo. Isso porque vídeos conspiratórios facilmente viralizam e, consequentemente, se sobressaem nos resultados de buscas da plataforma.  

“Nossa missão é garantir que os conteúdos de notícias de qualidade sejam reconhecidos em todas as nossas plataformas, que os usuários possam encontrá-los facilmente e que os parceiros de notícias possam se beneficiar da sua criação”, informou o Google. “Queremos oferecer ferramentas e recursos de ponta aos parceiros de notícias para ajudá-los a entender e se conectar melhor com os usuários, melhorar os produtos e reforçar a infraestrutura tecnológica.”