sexta-feira, 22 de junho de 2018
Colunistas / Política
Tasso Franco

Bahia perde a régua e o compasso e não fala nacionalmente

A Bahia se apequenou e suas lideranças perderam a voz nacional
24/05/2018 às 09:09
. É impressionante a quantidade de eventos que existe em Salvador discutindo homofobia, racismo, abuso sexual de crianças e adolescentes, intolerância religiosa, desiguldades sociais, empoderamento da mulher e assemelhados sem que as instituições e os grupos sociais estejam voltados para os assuntos relevantes na sociedade mundial como a alta qualidade da educação e ensino, as novas tecnologias, a robótica, a internet, as linguas emergentes e outros temas de reais valores. 

   2. Não que os assuntos citados na inicial sejam irrelevantes, porém, não se pode ficar o ano todos, ou anos a fio, discutindo e debatendo esses mesmos temas sem chegar a lugar algum. E a chamada esquerda fisológica adora isso e incrementa sem cessar. Ainda acha que o petróleo é nosso e a Eletrobras uma empresa eficiente.

   3. Ora, a sociedade mundial mudou muito e vive-se uma nova ordem. O Brasil tem mais de 27 milhões de desempregados formais e ninguém conseguirá criar novos empregos naqueles modelos que já erxistiram. A roda foi adiante, as novas tecnologias avançam mundialmente, os empregos mudaram de formatos e concepções, e não adianta ficar discutindo desigualdades sociais e racismo, tema recorrente em vários debates na Bahia, se não sair desse ciclo e ir aidnate. 

   4. Não adiante ficar querendo colocar nos curriculos a História da África quando a própria África, um continente, está em outra. O jovem da África do Sul pensa completamente diferente do jovem do Curuzu. Com todo respeito aos jovens baianos, a maioria mestiços, os nigerianos pensam de forma global com a cabeça no mundo e não na África.

   5. Então, tá na hora de mudar esse disco, de avançar. Sem reformas estruturais não se vai a lugar nenhum. Essa instabilidade política no país com um presidiário ainda querendo ser o Rei Sol não leva a nada. O dólar, hoje, bateu a casa dos R$3.78.  A disparada do dólar provocou a alta dos juros nos mercados futuro e à vista e levou o Tesouro Direto a suspender as negociações com títulos públicos. 

   6. Dada a volatilidade do mercado, as negociações com o Tesouro Direto foram suspensas. Agora, veja o seguninte: Grandes empresas de tecnologia e transporte estão contratando brasileiros para suas sedes no país e mesmo para o exterior. Ao todo, são mais de 150 vagas para trabalhadores com nível superior completo ou não.

   7. Há oportunidades para profissionais de marketing, TI, engenharia e outros. O Google está recrutando profissionais de finanças, vendas, marketing e engenheiros. A maioria das vagas é para São Paulo, mas também há oportunidades para Minas Gerais. Nubank.A empresa abriu vagas para 10 postos de trabalho. Entre eles: analista de dados, engenheiro de infraestrutura de dados, designer visual, designer de marketing e engenheiro de software.

   4. Enquanto isso, a Bahia fica discutindo o sexo dos anjos.