ter?a-feira, 15 de outubro de 2019
Colunistas / Política
Tasso Franco

DEBATE DA REDE GLOBO pode ser decisivo para um dos dois candidatos

Veja nosso comentário
23/10/2014 às 09:32
1. A 3 dias das eleições presidenciais e na reta de chegada mais imprevisível que se tem na política brasileira dos últimos anos, os candidatos Dilma Rousseff (PT) x Aécio Neves (PSDB) concentram seus últimos esforços na região Sudeste do Estado, no eixo Rio-SP-MG. Na sexta-feira, 24, tem o debate da Rede Globo, importantíssimo, e que poderá até ser decisório diante de 6% de eleitores que ainda estão indecisos.

   2. Óbvio que não será o debate que vai decidir o pleito, mas, o conjunto das proposições dos dois candidatos ao longo das suas campanhas e dos projetos que estão sendo apresentados à população. Dilma argumenta em sua defesa da reeleição que deseja dar prosseguimento ao projeto do PT e que "enormes benefícios trouxe ao Brasil", na sua concepção. Aécio quer mudar o que considera um Brasil que está parado para uma situação mais dinâmica, com crescimento de sua economia e sem o aparelhamento do estado e a "endêmica corrupção".

   3. Até domingo nenhum dos dois candidatos pode errar ou cometer deslizes que saltem aos olhos do eleitorado. Isso parece pouco provável, mas, nunca se sabe. Daí a importância do debate da Rede Globo que será assistido por milhões de telespectadores. Talvez só aquele debate de Collor x Lula, 1989, tenha sido tão importante (e vital) como o de sexta-feira. Agora, Aécio precisa lavar o rosto e relaxar antes de aparecer na telinha, como apareceu na Record no último domingo, cansandaço.

   4. Hoje, pra variar, o ex-presidente Lula fez duras criticas à imprensa e aos jornalistas. Acha que os profissionais de imprensa têm que falar e pensar como ele deseja. Não vai aprender nunca.

   5. Na Bahia, o governador Wagner participou de inaugurações de obras na capital e interior e o prefeito ACM Neto subiu e desceu baixadas nos bairros da capital. Ele que não faça isso e fique anunciando revéillon com 8 dias de festas que o próximo a dançar será ele. O governador eleito Rui Costa ia fazer campanha em Itapetinga, mas, zebrou. Mau tempo não permitiu o pouso do avião e ele retornou á capital.