Colunistas / Política
Tasso Franco

OPOSIÇÕES não fecham chapa 2014 e novidades são do PT de Conquista

Mudanças na politica de VCA
31/01/2014 às 19:19
1. Por enquanto continua sem novidades a composição da chapa das oposições ao governo da Bahia, eleições 2014, e a escolha dos (das) vices nas chapas já anunciadas de Rui Costa (PT/base governista) e Lídice da Mata (PSB/Rede). Houve uma recente conversa de Geddel Vieira Lima, pré-candidato do PMDB, com ACM Neto, inconclusiva. 

   2. Não estamos autorizados a comentar o que se passou durante esse encontro, apenas informando aos nossos leitores que houve algum avanço na composição da chapa, mas, sem conclusão definitiva. Na próxima semana, uma nova reunião acontecerá.

   3. Na chapa de Rui, o governador Wagner passou uma semana entre Japão-China-África e só tem agenda a partir do dia 3. Não há pressa. Rui sinalizou em Conquista que essa decisão ficará para março, o que está gerando uma ansiedade enorme nos prováveis nomes, especialmente no presidente da Assembleia, Marcelo Nilo. 

   4. Nas últimas 24/48h houve muita especulação de que este nome poderia ser o da senadora Lidice da Mata, mas, a própria em Juazeiro, disse que sairá candidata a governadora, já deu sua cota de contribuição ao PT sendo vice na chapa de Walter Pinheiro a prefeito de Salvador e não tem dívida alguma a pagar com o PT. Fim de papo.

   5. A possibilidade de remanejar Otto Alencar da candidatura ao Senado para vice é outra bobagem que se espalhou. Wagner é profissional da política, trabalha com estudos e análises qualitativas e quantitativas, e o nome deverá sair mesmo das correntes de apoio PP ou PDT, no balanço que se faz sem considerar as amizades e as paixões políticas, está mais para o PP.

   6. Essa história de ter uma candidata mulher é completamente irrelevante. Chega-se a falar, nas especulações, no nome da prefeita de Glória que é esposa de Mário Negromonte.

   7. De novidade mesmo aconteceu nas proporcionais com a decisão do prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, tradicional força regional do PT, em lançar seu secretário municipal e vereador Coriolano Neto como candidato a deputado estadual, o preferencial dele. 

   8. Isso não significa alijamento dos deputados por Conquista, Valdenor Pereira (federal, PT) José Raimundo (estadual, PT); e Jean Fabrício (PCdoB), aliados do prefeito, pois esses têm seus espaços já conquistados. Mas, sofrerão um pouco diante da força política de Guilherme. Quem pagará um preço mais alto nessa nova configuração é o deputado Marcelino Galo (PT), votado em Conquista com apoio da EPS e Guilherme.

  9. O ex-secretário Jorge Solla, também candidato a deputado federal pelo PT, está em Conquista para conversar com Guilherme e demais. Solla iniciou sua trajetória na Prefeitura, com Guilherme, e fala-se no município numa provável dobradinha Solla (Federal) + Coriolano Neto (estadual). Solla diz no Blog do Anderson que conversa com todos e há espaços para as várias forças políticas de VCA, um colégio eleitoral que é o terceiro maior da Bahia. Tá certo.

  10. De toda sorte, se sair uma dobradinha Solla + Coriolano pode se configurar uma mudança na política de VCA, em 2016. Valdenor sonha em ser prefeito, o que é natural e legitimo, mas, vai enfrentar essa parada no caminho, caso feche esse triunviraturo Guilherme/Solla/Coriolano.

   11. No PCdoB a direção partidária sacramentou cinco nomes como a turma do primeiro escalão com possibilidades de eleição para a Assembleia. São eles os já deputados Jean Fabrício (Conquista), Kelly Magalhães (Barreiras) e Álvaro Gomes (Salvador) e os novatos Bobô e Olívia Santana. O partido sonha em eleger os 5, mas, será muito difícil. Se fizer 4 será grande avanço.