Colunistas / Política
Tasso Franco

PCdoB se organiza para ampliar representação na AL de 3 p/ 4 deputados

Essa é a intenção do partido que vai com 6 fortes candidatos a eleição
15/09/2013 às 17:28
1. A ex-vereadora Olivia Santana assumiu a presidência do diretório do PCdoB em Salvador e marcha para se candidatar a deputada estadual. O PCdoB tem uma representação composta por três deputados na Assembleia: o veterano Álvaro Gomes e os novatos Jean Fabrício e Kelly Magalhães. 

   2. A proposta ou intenção da direção partidária é aumentar essa bancada em mais 1 deputado chegando ao número de quatro na Casa Legislativa e o PCdoB aposta nos nomes de Olivia Santana, Bobô e Plácido. Diria que são 6 fortes nomes para disputar as 4 vagas ou pelo menos manter as 3 existentes.

   3. Não é fácil ampliar o número de deputados em cada partido na Assembleia porque todos pensam assim. O PT quer sair de 10 para 12 deputados; o PSD de 4 para 6 parlamentares; o DEM, que perdeu muito na legislatura passada quer se reorganizar; o PP quer mais 1 na sua representação. Enfim, todos querem crescer, o que é natural. A realidade, no entanto, é que a ALBA só tem 63 deputados.

   4. No caso do PCdoB, objeto deste comentário, entram três novos nomes fortes (Olivia, Bobô e Plácido) para disputar com os três parlamentares (Álvaro, Jean e Kelly) que já têm assentos na Assembleia. Vai ser uma disputa intensa e o partido, de fato, pode chegar ao 4º deputado, em 2014.

   5. Ainda assim, dos 6 sobrariam 2. Arrisco a comentar que Jean Fabrício dos 3 atuais está muito bem posicionado em sua base principal, Vitória da Conquista, pois, desistiu de enfrentar o prefeito Guilherme Menezes, em 2012, recompôs com o PT e manteve seus cargos na Prefeitura. Além disso, certamente Jean terá uma maior votação em Conquista do que a de 2010, ampliou sua atuação em outros municípios do Sudoeste. 

   6. Kelly vive o drama de uma provável candidatura de Jusmari Oliveira, em Barreiras, sua base principal, e, se isso acontecer, Jusmari ex-prefeita, ex-deputada, e da mesma base de Kelly neste município, pode atrapalhar e muito a reeleição da comunista. Em Barreiras, a ex-deputada Antonia Pedrosa, esposa do atual prefeito, deve concorrer novamente a Assembleia, ela que já foi deputada, concorrendo contra Jusmari e Kelly.

   7. Álvaro Gomes é um veterano na politica, mantém sua base em Salvador, e diz que avançou em outros municípios do interior. Dos três novatos, Olivia é ex-vereadora da capital, foi candidata a vice-prefeita na chapa de Nelson Pelegrino e já tentou outras vezes uma vaga na Assembleia. Diria que, hoje, tem sua melhor chance de chegar a ALBA. Está com o nome "vivo" da última eleição de prefeito e faz bom trabalho na Setre/Gov. 

   8. Bobô é uma inógnita. Mas, tem duas vantagens sobre os demais do PCdoB: seu nome é popular (Popó elegeu-se assim) e pilota um programa da Sudesb com capilaridade em vários municípios. Plácido, de Juazeiro, depende do prefeito Isaac Carvalho, o qual enfrenta uma cassação por parte do juiz eleitoral. É forte neste município e na região Norte do Estado.

   9. Esse é o quadro do PCdoB. Está, de fato, com densidade em nomes para chegar ao 4º deputado na Assembleia Legislativa.