Colunistas / Política
Tasso Franco

A DEMOCRATIZAÇÃO da informação e a força das redes e do jornalismo web

Veja o que está acontecendo no mundo das comunicações sociais
27/06/2013 às 15:46
   1. Um discurso antigo e mofento de parlamentares e dirigentes do PT, PCdoB e do socialismo caboclo do PSB, insistentemente aponta para a necessidade de uma democratização dos meios de comunicação no Brasil, alegando que meia dúzia de grandes empresas (Rede Globo, Folha de São Paulo, Estadão, RBS, Estado de Minas, etc) controla a opinião pública nacional e atua contra Lula/Dilma e tudo o que represente algo que envolva os anseios dos mais pobres.

    2. Esse discurso cai por terra, diante das manifestações que acontecem no país, convocadas pelas redes sociais da web e que não tiveram nenhum participação desses "gigantes" da midia. Veja que a surpresa da Globo foi de tal ordem que seu principal executivo do Jornal Nacional, William Bonner, se encontra em Brasília transmitindo o noticiário da Copa das Confederações quando o movimento se iniciou. Teve que voltar correndo para o Rio, pois, profissionalmente, a importância do noticiário se inverteu.

   3. Recentemente, parlamentares do PT têm insistido nesse palavrório mofento e conversei com um deles mostrando que, hoje, no Brasil, a imprensa nunca foi tão democrática e plural como se encontra. Lembrei-lhe, que, na atualidade, na Bahia, existe mais de 1.000 blogs e sites de noticias no estado, quando, até 2005, a mídia estadual era controlada por três grandes empresas - A Tarde, Rede Record e Rede Bahia.

   4. Lembro que, em 2006, quando iniciamos o BahiaJá só havia no estado algo em torno de 10 a 15 sites de notícias, assim mesmo concentrados na capital e em Feira. Nesse ano, campanha de Wagner x Paulo Souto a influência da midia web foi zero; o mesmo acontecendo na campanha de Salvador entre Pinheiro x ACM Neto x João Henrique, em 2008.

   5. A internet, no Brasil, só veio ter um peso mais significativo na última campanha presidencial, bem utilizada por Marina Silva, então no PV; e, na Bahia, na última campanha Wagner x Souto x Geddel, em 2010; e agora, na campanha Neto x Pelegrino, em 2012. Assim mesmo, uma influência limitada.

   6. De toda sorte, de 2006 para 2013, apenas 7 anos, os blogs e sites de informação jornalistica se espalharam pela Bahia e todos os 417 municípios têm 1 ou mais de uma dezena. Salvador tem mais de 40; Feira de Santana mais de 20; Itabuna, mais de 10; e assim por diante. Canudos, cidade no Norte da Bahia que mal chegava 5 jornais A Tarde em tempos idos, via Bonfim-Juazeiro graças a iniciativa de Artur Couto, o qual ousou levar o jornal diariamente de caminhonete, hoje, tem o Canudos.net.

   7. Onde se vai tem um site. Hoje, o BJÁ tem contato com mais de 100 blogs e sites. Todos esses veículos da Bahia reunidos têm um número de acessos, hoje, superior, a 3 milhões de leitores. Só na capital, se somarmos a audiência dos 10 maiores, os acessos diários chegam a 360 mil (app) leitores, com page-views superiores a 2 milhões de leituras diferenciadas de noticias. Já tem site em SSA com acesso diário superior a 100.000 usuários.

   8. E quem controla tudo isso? Pequenos e médios produtores individuais e que não estão ligados aos chamados grandes veiculos. Hoje, a força da web-jornalismo na Bahia ultrapassa os meios impressos e de rádio, só perdendo para a televisão, mas, muitas vezes sendo muito mais rápidas e eficientes, com conteúdos mais localizados. O Umbuzada, blog de Uauá, fala muito melhor de Uauá do que nosotros. O blog do Geraldo, em Juazeiro, da mesma forma. 

   9. Então, o que se pode comprovar disso tudo é que os meios de comunicação no Brasil nunca foram tão democráticos e se os grandes têm uma imensa força, isso foi diluido com a internet, com a rede jornalistica-web e as redes sociais, onde cada qual omite a sua opinião livremente. Na Bahia, por exemplo, o governador Wagner e o prefeito ACM Neto usam o facebook e o twitter, dois senadores e muitos deputados.
 10. Dada a importância desses novos meios, o líder do governo na Assembleia, deputado Zé Neto (PT) chegou a colocar placas de outdoor em Feira (sua base principal) e outras cidades divulgando os seus endereços na rede. 

   11. Na Bahia, Ivete Sangalo e Claudia Leittes, as duas principais cantoras de axé do estado acumulam no twitter 16.500.000 seguidores. Isso mesmo, só Ivete Sangalo tem mais de 8 milhões de seguidores. As duas somandas representam as populações da Bahia e Sergipe juntos. Já imaginaram a força política se assim usassem esses meios? Seria destruidora (ou alavancadora) para qualquer um.

   12. É isso. A democratização da informação é muito mais intensa do que os camaradas do PT, os comunistas atrasados do PCdoB e os socialistas caboclos imaginam.