Colunistas / Política
Tasso Franco

DEBATE DA TV ITAPOAN mostra confronto de ideias entre dois projetos

Leia nosso comentario
23/10/2012 às 17:07
O debate realizado pela TV Itapoan (Rede Record) entre ACM Neto (DEM) x Nelson Pelegrino (PT) que se inicou às 23h22min de ontem e terminou a 00h31min desta terça-feira, mostrou que o candidato petista melhorou um pouco em relação ao debate da Band, mas, ainda assim, ACM Neto se apresentou mais focado, mais firme.

   Desta feita, inclusive, o democrata foi com o propósito orientado de colocar o "carimbo" de mentiroso em Pelegrino, o que fez com que, logo no primeito bloco o candidato petista abalasse seu emocional e interrompesse o democrata deixando a mediadora, certamente sem experiência para dirigir um confronto dessa natureza, sem saber o que fazer. 

   Posteriormente, o pedido de direito de resposta a Pelegrino foi negado, e Neto manteve a mesma pegada até o final pontuando que o programa eleitoral de Pelegrino não está obedecendo padrões da realidade politica e o acusa de atos que não praticou.

    Pelegrino não conseguiu sair desta "camisa de força" imposta por seu advesário e até tentou colocar o "carimbo" de "denorex" em Neto, mas, não insistiu nem soube explicar ao telespectador o que isso significa. "Denorex" é um termo antigo e que está em desuso na linguagem atual da cidade.

   O candidato petista, de fato, precisa modificar sua estratégia para os dois debates que ainda faltam (TV Aratu e TV Bahia) deixando a quase obsessão de colar Neto na administração do prefeito JH, uma vez que o PT integrou a administração de João em seu primeiro mandato e Olivia Santana, a vice de Nelson, foi secretaria da educação, e valorizar mais os feitos do seu time (Lula/Dilma/Wagner) em Salvador.

No momento em que teve essa oportunidade, na questão da violência urbana, um calo enorme no sapato do PT, não conseguir detalhar o trabalho que vem sendo feito pelo governo do Estado, o Pacto pela Vida e seus desdobramentos com as instalações das bases comunitárias de segurança (unidades da PM pacificadoras), a queda dos indices de criminalidade no Calabar, Nordeste de Amaralina e Fazenda Coutos, os investimentos feitos nas Policias e assim por diante

   Ainda assim, quando trilhou por destacar o trabalho do governo Wagner na capital e os seus projetos de campanha, teve seu melhor desempenho, sobretudo na área de transporte. Foi sincero ao dizer que se Neto for prefeito o bolsa familia "não está garantido"  (pelo menos nesta pergunta tratou o tema objetivamente), nesta que é uma das grandes bandeiras petistas.

   Muita gente que acompanhou o debate pelo twitter e face achou que o embate foi uma baixaria. Não entendo assim. Todo debate é assim mesmo. A questão politica se sobrepõe a propostas e programas de governo, as quais já são apresentadas nos programas eleitorais. Quem viu Romney e Obama, também ontem, pela TV, pode observar isso: o debate entre modelos.

   Em Salvador, o debate está centrado nesse confronto: Pelegrino se apresentando como o companheiro da presidente e do governador que pode melhorar a cidade; e Neto com uma proposta de independência politica.