Colunistas / Política
Tasso Franco

DEBATE DA TV ARATU MOSTRA QUE ACM NETO ESTÁ ISOLADO

Todos contra Neto
03/10/2012 às 08:06
Foto: DIV TV Aratu
Debate revela dobradinha explicita entre Pelegrino (PT) e Márcio Marinho (PRB)
   O debate realizado ontem na TV Aratu que chegou aos primeiros minutos da madrugada de hoje, no plano eleitoral não acrescentou um grama ao que foi produzido pela TV Itapoan, no dia anterior. No plano politico, apenas referendou, o que também já foi revelado no debate da Record, um alinhamento dos partidos PT, PMDB, PRB e PRTB com a base aliada do governo Dilma/Wagner, a exceção do PMDB que se alinha com Dilma e não com Wagner.

   Na TV Aratu, o que se viu novamente foi o candidato do PMDB, Mário Kértész, escolhendo como preferencial para o confronto critico o Democrata ACM Neto, desta feita fazendo a ressalva de que não é uma "força auxiliar" do PT, embora poupasse o candidato Pelegrino, e deixando claro que sua ligação politica com os dirigentes máximos do PMDB na Bahia, os irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima, continua firme e inabalável.

   Isso significa dizer, salvo melhor juizo, que num provável segundo turno das eleições em Salvador, ao que tudo indica as pesquisas apontando um confronto entre ACM Neto x Pelegrino, o PMDB poderá adotar uma postura de independência, não apoiando nenhum dos candidatos, e deixando que seu eleitorado decida por sí. Geddel, já escaldado com o "toco" que Dilma lhe deu nas eleições de 2010, apoiando Wagner e lhe deixando à beira do caminho, pode optar por esse caminho.

   Até porque, como já sofreu o "pão que o diabo amassou" ao ajudar (e muito) na reeleição de João Henrique e depois também ser desprezado pelo prefeito, certamente não vai querer incorrer nesse novo provável erro, de optar por Neto ou Pelegrino e depois receber uma "banana". MK, inclusive, ao responder a Da Luz, disse que não era uma nova "invenção" de Geddel e tem história.

   O debate na TV do galinho revelou, desta feita de forma mais escancarada, uma dobradinha, um compadrio entre os candidatos Nelson Pelegrino (PT) e Márcio Marinho (PRB), um levantando a bola para o outro, "coincidentemente", um perguntando ao outro sobre temas criticos ao governo do estado para se fazer o contra-ponto, o que significa dizer que o PRB deverá ir mesmo com Pelegrino ao segundo turno.

   Hamilton, do PSOL, esteve bem no debate. Foi sua melhor participação até agora. Está ganhando mais conhecimento, ainda que seja ingênuo em algumas oportunidades, e marcou bem sua posição de ser o único candidato que combate diretamente a todos aqueles que ajudaram na eleição de JH (PMDB, PT, DEM e PRB) e que hoje se escondem atrás de biombos como se o prefeito fosse peçonhento.

   Já Da Luz, sem nada a perder e se considerando da base da presidente Dilma, foi o mais irreverente, o que deu um certo tom humoristico ao debate com suas propostas mirabolantes na "velocidade da luz", mas, também expondo algumas verdades como o "metrô encantado", o "bonde encantado" e dizendo, no final, que Neto, Pelegrino e Marinho deveriam continuar em BSB onde são bons deputados; MK voltar para o rádio; e Hamilton ser professor. Claro, ele é o "único que fala a verdade" e merece o voto dos baianos de Salvador.

   Então, no freir dos ovos, a população não acredita em nenhuma das propostas dos candidatos, dois politicos inexperientes na administração pública deverão ir ao segundo turno, Pelegrino praticamente já assegurou (pelo exposto no debate) os apoios do PRTB e PRB; o PMDB se mantém com Dilma mas pode ficar independente; Neto vai ter que fazer sua parte sozinho; e Hamilton, idem.