Colunistas / Política
Tasso Franco

DEPUTADO ACM NETO AGITA SUCESSÃO COM CANDIDATURA

Até final do mês será lançada candidatura
05/04/2012 às 09:03
 Com a decisão do deputado ACM Neto em candidatar-se a prefeito de Salvador pelo DEM, anúncio que deverá ser feito ainda neste mês de abril, somente a partir desse momento é que a pré-campanha na capital ganhará um maior dinamismo, pois, o PT, que até então "passeia" sozinho com a candidatura de Nelson Pelegrino, está sem um adversário visível para tentar polarizar o pleito.

   O nome de Neto, pela própria natureza, neto do ex-senador ACM, trará à luz do debate se Salvador vai voltar ao domínio "carlista", se é que podemos dizer assim ou se vai optar por um nome mais à esquerda e vinculado a base governista Dilma/Wagner, entendendo-se os nomes de Pelegrino e Alice Portugal (PCdoB).

   Mas, não se tenha dúvidas, de que, quando Neto colocar a cara na tela oficialmente, no final de abril, os debates preliminares vão girar nesta direção.

   Por precaução diante de um provável apoio em 2º turno, Pelegrino tem sido discreto em relação a administração do prefeito João Henrique, não fazendo criticas contundentes, salvo contestações que ocorrerm na bancada do PT, na Câmara dos Vereadores, ainda assim, segundo o vereador Alcindo da Anuniação (PT) "aprovando projetos do prefeito na Casa Legislativa".

   Alice Portugal, de sua parte, ainda não entrou em campanha, diretamente, embora o PCdoB tenha sido mais crítico ao prefeito.

    Daí que, a chegada de ACM Neto na disputa vai ouriçar a pré-campanha, admitindo-se, sobretudo, que haja uma aliança DEM/PSDB. Uma chapa Neto/Imbassahy é bastante competitiva e terá densidade, salvo melhor juízo, para chegar ao segundo turno.

   Em sendo assim, e o prefeito JH não conseguindo emplacar seu candidato até esta etapa, não há indicadores de que Leão avance bastante, JH será o fiel da balança no segundo turno.

   Poderá se inverter a equação de 2008 quando ACM Neto foi o fiel da balança e apoiou JH derrotando Walter Pinheiro, desta feita, com JH apoiando Neto. Mas, nunca se sabe. A política se movimenta, como diria Sebastião Nery, como "nuvens" e até lá muita água pode rolar embaixo da ponte, sobretudo porque JH, assim como Neto, pensam mais em Ondina do que no Tomé de Souza.

   Uma dessas enxurradas que ainda podem descer por baixo da ponte, também, seria a entrada da senadora Lidice da Mata (PSB) na disputa. Ela não descarta essa possibilidade e diz que depende do seu partido, PSB.

   Já comentamos aqui em outra oportunidade que uma chapa Lidice/Alice é muito competitiva e tudo que Pelegrino não gostaria de enfrentar, pois, se isso acontecer, quem estaria arriscado a não ir para um segundo turno seria ele.

   Evidente que, Lidice, adoraria fazer um contra-ponto com ACM Neto, pois, no passado, quando foi prefeita da capital (1993/96) queixou-se e muito do boicote que o governador e depois senador fez à sua gestão.

  Portanto, até final de abril, teremos essas novidades no processo sucessório de Salvador. ACM Neto vai esquentar a pré-sucessão, hoje, ainda morna, mais restrita ao mundo da política, sem ainda empolgar a população. Com ACM Neto no jogo muda esse panorama. Vai esquentar (TF)