Colunistas / Política
Tasso Franco

NETO HÁ ESTÁ EM CAMPO E DEM CHEGA ATRASADO

ACM Neto é candidato a prefeito de Salvador, em 2012
14/06/2011 às 19:02
O comentarista esportivo José Roberto Wright, Rede Globo, tem uma frase repetitiva e interessante quando um jogador faz uma falta no adversário e leva o camarada ao chão: "Chegou atrasado e atingiu a perna do atacante". Então, dito assim no mundo da política, o DEM chegou atrasado ao anunciar que terá candidato a prefeito de Salvador, em 2012, coisa que todo no mundo da política já sabia. 

   Nós mesmos já comentamos aqui neste site, há tempos, que o deputado ACM Neto afirmou, com todas as letras, que seria candidato desde que conseguisse unir um grupo de partidos da oposição em torno do seu nome. E também dissemos, que, com essa alternativa viável ou não, o eleitorado vai pressionar ACM Neto para ser candidato, porque ele é o líder das pesquisas. E o eleitor não entende muito de alianças: vota mais no nome.

   Em sendo assim, como de fato é, ACM Neto não tem outra alternativa, pois, se candidato não for seus eleitores, que são muitos (app uns 280 a 300 mil) ficarão órfãos, irritados com ele, e isso não é bom para nenhum político. Transferir essa montanha de votos para outro, no caso, Aleluia, que seria o segundo nome, não transfere nem 50%, nem que a vaca tussa.

   São dois perfis diferentes e Neto tem um carisma que o ex-deputado Aleluia não tem, pelo menos na capital. Então, se Neto entrar numa aventura dessa natureza, em 2014, vai ter que suar a camisa e muito para reconquistar esse eleitorado, ainda mais se for candidato a governador do Estado, como também pretende. Mas, cada dia sua agonia, e o degrau agora é a Prefeitura da capital. 

   Neto pode até perder a eleição para prefeito, em 2012, o que é absolutamente natural, porém, em 2012, o quadro está se apresentando, pelo menos aos olhos deste momento, 2011, mais favorável para ele do que foi em 2008. E, a despeito de ele ser do DEM, ao contrário de Nelson Pelegrino que precisa atrelar o seu nome ao PT ao projeto Wagner/Dilma, o que vale é o seu nome.

   Nesse caso, tem um modelo até parecido com o de Lídice da Mata. Ninguém vota em Lídice porque ela é do PSB, uma socialista. Até porque o socialismo tal como existe na Europa ainda é uma utopia no Brasil. Nada disso. Em 1992 ela se elegeu prefeita de Salvador pelo PSDB e lá adiante foi que migrou para o PSB. Os eleitores votam é em Lídice, a mulher, a "baixinha retada", "aquele que enfrentou ACM" e assim por diante.

  Então, voltando ao comentarista esportivo Wright, o DEM não cometeu nenhuma falta no adversário, mas, ao chegar atrasado cometeu uma falha. A candidatura ACM Neto já está posta faz é tempo.