Colunistas / Política
Tasso Franco

PLEITO DE SALVADOR CAMINHA PARA POLARIZAÇÃO ENTRE ACM NETO X PELEGRINO

outras candidaturas terão espaços limitados
27/05/2011 às 13:00

Foto: DIV
Deputado Nelson Pelegrino (PT) bem na fita da pesquisa e com forte adversário
  A pesquisa divulgada pela Potencial Pesquisas sobre a sucessão em Salvador não traz novidades ao mundo da política baiana, pelo menos ao que já se comentava nos bastidores em estudos anteriores ao divulgado, hoje, dando conta de que o deputado ACM Neto (DEM) é o preferencial, no monmento, a prefeito de Salvador, em 2012. Há, também, estudos no âmbito do governo nessa direção, com o deputado Nelson Pelegrino (PT), em segundo lugar.

  Também, a pesquisa divulgada hoje não traz euforia nem esmorece aqueles que estão, em tese, no páreo como pré-candidatos na ótica da população. Ontem, por coincidência, conversei com ACM Neto sobre o assunto no evento para o governador de Goiás, Marconi Perillo, e me disse o seguinte: "Se houver unidade em torno do meu nome, o conjunto das oposições (e aí a observação é nossa: PSDB, PMDB, PRP, PST) posso sair candidato. Sem isso, não dá", frisou.

  Seu pai, ACM Jr, que estava na mesa na hora da conversa, admite o filho candidato (claro, observando-se a unidade acima descrita), mas, entende que, em 2012 (e hoje) o cenário é mais favorável a Neto do que em 2008, até porque não há o fenômeno eleitoral João Henrique, péssimo gestor, mas excelente em urnas, e a cidade estaria a reclamar um nome novo para mudar esse quadro de apatia atual.

  Deve-se, no entanto, segundo nossa visão considerar e muito a candidatura Nelson Pelegrino (PT), um camarada que também não é bom de votos (já disputou 3 eleições em Salvador e na última sequer foi ao segundo turno, em 2004), mas, é persistente, trabalhador, e tem, nos dias atuais a sua melhor chance porque chancelado pelo governador do Estado e pela presidenta da República.

  A sombra que, talvez esteja a atormentar Pelegrino, seja a senadora Lídice da Mata (PSB), bem situada na pesquisa como uma política que a população gostaria de ter no Tomé de Souza, porém, com compromissos atrelados ao governador (não se sabe a medida desse valor) diante de sua eleição ao Senado. Imbassahy (PSDB), o qual também está bem pontuado na pesquisa, com 7.2% não seria um empecilho para Neto e ambos conversam bastante sobre Salvador.

  Os demais nomes, salvo a pretexto de composições, como era esperado, não têm densidade para enfrentar a disputa, entre eles, Maurício Trindade, Geddel Vieira Lima, Edvaldo Brito, Alice Portugal e Marcos Medrado e poderão fazer marolas no decorrer do processo.

  A interlocutores, Geddel tem confidenciado que seu objetivo é a candidatura a governador da Bahia, em 2014. Portanto, Salvador estaria fora dos seus planos. E, salvo melhor juizo, o PMDB não tem nome a apresentar na capital com competitividade, talvez, mesmo, abrindo às portas e à legenda para uma provável (e já descartada) candidatura de Mário Kértész. Fábio Mota com menos de 1% não dá.

  Quanto ao prefeito JH o melhor para sua gestão é concluir o mandato com dignidade, melhorar a performance de suas contas e sair-se bem. Dificilmente terá forças para influir no processo eleitoral de 2012, ainda que seja uma carta dentro do baralho.

  Já o governador Wagner terá papel importante, pois, a eleição de Pelegrino, o provável candidato do PT, depende muito dele e de sua gestão, neste segundo mandato ainda vista com desconfiança por parte da população de Salvador. Como a eleição é em 2012 dá tempo para melhorar sua performance e alavancar Pelegrino, com base na mesma proposta do governo Wagner/Lula/Dilma.

  Então, salvo melhor avaliação adiante, o pleito de Salvador, em 2012, deverá ser mesmo polarizado entre ACM Neto x Pelegrino.