Colunistas / Política
Tasso Franco

LIDICE PÕE FOGO NA SUCESSÃO E ENTRA NA DISPUTA

Lidice insinua candidatura a prefeita de Salvador, em 2012
30/03/2011 às 10:00
Durante o ato de filiação do presidente do Olodum, João Jorge, do ex-presidente da Fundação Palmares, Zulu, Dirceu Régis e outras lideranças ao PSB, hoje (29/03) à tarde, a Senadora Lídice da Mata, presidente do partido, defendeu a eleição de um negro para a prefeitura de Salvador. "Somos a cidade mais negra fora da África e precisamos ter a participação decisiva dos negros no poder", assinalou.
 
A Senadora disse que a escolha da data do aniversário de Salvador  para receber as novas filiações foi uma declaração de amor à cidade e deixou claro o seu descontentamento com o rumo da gestão municipal, onde, segundo ela, partidos se revezam na Casa Civil como interventores.
 
Para  a Senadora, o método não é pedagógico, e é preciso refletir sobre isso. "Sou da linha de pensamento antigo onde se fazia autocrítica de posições que tomávamos, não quero dizer com isso que devemos abrir um debate para tomarmos posição de quem é contra ou a favor do atual prefeito, nós queremos discutir a cidade", e deixou claro que o PSB não será coadjuvante nas eleições municipais de 2012, participará de forma atuante  de todas as discussões sobre a cidade e na definição de candidaturas.
 
Críticas à administração municipal  também nortearam os discursos dos novos filiados. Zulu afirmou que passou oito anos fora de Salvador e que é visível a degradação do Centro aos bairros, situação que segundo ele está beirando a uma "catástrofe". Ponderou que as pessoas que gostam de Salvador precisam se oferecer para contribuir com sua melhoria. Referiu-se também ao descaso com a cultura, ao Carnaval, que no seu entendimento hoje tem o formato que é a maior política discriminatória do mundo e disse ainda, que o PSB tem uma tarefa importante na luta para transformar Salvador em uma cidade melhor, livre das desigualdades.
 
O presidente do Olodum, João Jorge teceu críticas à situação da cidade, à desigualdade e a pobreza que afeta a maioria da população, ao esquecimento voluntário das lideranças negras que contribuíram para a história e o desenvolvimento de Salvador, da Bahia e do Brasil.. Disse que fez questão de se filar no dia do aniversário de Salvador para marcar o seu ingresso  ao  partido onde pretende construir ao lado de companheiros de esquerda uma nova política de igualdade, e assinalou que a legenda precisa ter sensibilidade para ter negros na presidência. Segundo ele, para se construir uma política de direitos iguais, negros, homens e mulheres precisam chegar à prefeitura, ao governo e a Presidência da República.
 
Waldir Régios, militante histórico do PCB, e que juntamente com outros comunistas também se filou ao PSB,  disse que a  saída do antigo partido é  resultado de divergências internas na aplicação da linha política que vem adotando nos últimos tempos "estreita e sectária". Argumentou que apesar de ser uma referência histórica, O PCB caminha na atualidade, para o isolacionismo na  Bahia e no Brasil. "Isso nos leva a escolher o PSB como nosso destino. Manteremos contudo, nesta nova caminhada, a militância, a postura revolucionária e o sonho  de edificação da sociedade socialista em nossa pátria", assinalou.
 
O ato de filiação contou com as presenças de Sérgio Gaudenzi, representando a Executiva Nacional do PSB, o Secretário de Turismo Domingos Leonelli, o deputado estadual Capitão Tadeu, o presidente da Executiva Municipal Waldemar Oliveira, lideranças do movimento negro e representações de bairros.