Colunistas / Política
Tasso Franco

PT MANTÉM IMPASSE COM MARCELO NILO PARA SUA REELEIÇÃO

Mas, a re-eleição de Marcelo está garantida
26/01/2011 às 20:01
Foto: BJÁ
Marcelo diz que não apresenta projeto, mas, se alguém apresentar bota pra votar
  O presidente da Assembleia Legilativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, PDT, está com à sua reeleição pela terceira vez ao posto de chefe do Poder Legislativo baiano praticamente garantida. Diria que, a essa altura dos acontecimentos, com os apoios que tem do PP e acertos apalavrados com o presidente do PT, Jonas Paulo, está reeleito.

  Ainda assim, como já escrevi neste espaço, o PT mantém a "Guerra Fria" (estilo anos 1960 entre EUA e Rússia) com Marcelo e pendências com os deputados Zé Neto, presidente da CCJ, e Paulo Rangel, líder do PT na Casa, os quais advertem que o partido é autônomo e ainda não se decidiu por Marcelo.

  Ou seja, o que foi acordado com o presidente Jonas Paulo vale, mas, em parte. A outra parte, a pendência que os petistas consideram e por isso mesmo ainda não bateram o martelo na reeleição de Marcelo, é uma exigência para que o presidente da Casa apresente um Projeto de Lei, Emenda Constitucional, extinguindo a reeleição para presidente da Casa.

  Ora, Marcelo esteve amparado exatamente na lei que vigora na ALBA que permite à reeleição e essa legislação, regimentalmente, garante que o presidente pode ser reeleito quantas vezes for possível. Ou quantas vezez quizer, desde que tenha os apoios necessários para isso.

  Então, óbvio que Marcelo não vai ser o autor desse pedido, porque se o encaminhar estaria propondo uma emenda que o atinge. O presidente da Assembleia, no entanto, admite que se algum deputado apresentar o projeto de lei ele o apresentará para as discussões e votação, em 2011.

  E por que um deputado do PT não apresenta o projeto e deixa a vida de Marcelo em paz? Aí é que reside o X da questão: o PT quer manter Marcelo na parede (até agora ninguém sabe exatamente porque) e deixar que ele descasque a batata quente.

  Marcelo já disse que não apresenta o projeto. E, enquanto esse impasse prossegue, o PT (como bancada) não o apoia. Até quando essa pendenga vai durar ninguém sabe. Mas, provavelmente até o dia da eleição para composição da Mesa da ALBA.

  Lembre-se, ainda, que para aprovação de uma Emenda Constitucional são precisos votos de 2/3 do parlamento, o que significa 38 deputados dizendo sim. Hoje, sem o apoio de Marcelo uma emenda dessa natureza não passa nem que a vaca "tussa".