Colunistas / Política
Tasso Franco

NETO CONFESSA A INTERLOCUTOR QUE NÃO VOLTA A BRASÍLIA

Deputado será candidato a prefeito e a governador da Bahia
25/01/2011 às 18:20
Foto: Max Haack
ACM Neto tem dois objetivos pela frente: Prefeitura de Salvador e governo da Bahia
  A um interlocutor do mundo da política baiana e também consultor, o deputado ACM Neto confidenciou que não pretende mais se candidatar a Câmara Federal, pelo menos nas próximas eleições.

  Isso significa dizer que ACM Neto tem dois objetivos pela frente observando-se os anos de 2012 e 2014, quando ocorrem eleições municipais e estaduais majoritárias. O primeiro alvo é a Prefeitura de Salvador. E, o segundo, o governo do Estado.

  Essa fonte me disse que Neto, caso consiga organizar uma aliança em torno de seu nome, em 2012, mais forte do que aconteceu, em 2008, será candidato a prefeito da capital. Digamos assim: se conseguir unir a oposição DEM/PSDB/PMDB/PTB/PPS e outros menos cotados em torno de sua candidatura, topa ir à disputa.

  Na visão desse consultor, o presumível adversário mais competitivo contra Neto será o deputado Nelson Pelegrino, PT, apoiado pelos partidos que integram a base original wagneriana, o PSB e o PCdoB, e mais os prováveis PP e PDT. E, em sendo Pelegrino, as chances de Neto seriam consideradas boas, factíveis de vitória.

  Pelegrino é um político extremamente trabalhador, ao estilo madrugada em portão de fábrica, já teria feito um acordo com Walter Pinheiro para não o atrapalhar, em 2012, e aclamado pelo PT em convenção tem o apoio do governador Wagner. Mas, não é bom de TV, formula mal, atrapalha-se na objetividade de conceitos, e nunca conseguiu fazer uma boa campanha majoritária nas três vezes que concorreu à Prefeitura, 1996/2000 e 2004.

  Em compensação, representa o modelo Wagner/Lula/Dilma, tem apoio sindical e das organizações sociais e bom suporte político, sobretudo se tiver os apoios de Lídice da Mata e do PP, uma vez que João Leão também sonha em ser prefeito da capital.

  Ainda no entendimento desse consultor de Neto, uma candidatura de Lídice da Mata apoiada pelo PT e Wagner seria mais difícil para o deputado. Lídice embora tenha o título de pior prefeita do Brasil, nos pesquisados pela Folha SP no período 1993/96, ressurgiu das cinzas, é carismática, mulher (o que está em moda na política) e boa debatedora.

  Na segunda opção de Neto, caso não consiga emplacar uma vitória para prefeito ou mesmo ser candidato, nenhuma dessas duas hipóteses o impedirão ou intimidarão de pleitear sua candidatura a governador da Bahia, em 2014. 

  Essa, diria, é uma pretensão mais complicada porque, em 2014, Wagner vai ao Senado (candidato natural); Lula retorna em sua campanha à presidência e o PT vai unido com candidato na Bahia. 

  Neto teria alguma chance de vitória? É difícil prevê agora. Mas, alinhando-se com Aécio Neves, como já está acontecendo, e indo à luta é candidato razoavelmente competitivo.
 
  Nessa caso, vai enfrentar, também, o candidato do PMDB, Geddel Vieira Lima, o qual já disse que está na oposição a Wagner e seu objetivo (prefere até não participar do governo Dilma com cargo em segundo escalão) é disputar novamente a campanha majoritária baiana, em 2014.

  Pelo exposto, Neto tem muito trabalho pela frente. E, ao participar mais fortemente da estrutura governamental da Prefeitura de Salvador, com JH, e cortejar o PPS de Joceval Rodrigues, já começou a trabalhar.

 
 
voltar