Colunistas / Política
Tasso Franco

PREFEITO REFORÇA CANDIDATURA GODINHO E FICA COM PTN

Wagner se beneficia com saída de Bacelar da ALBA
29/11/2010 às 23:02
Foto: ASCOM
Vereador Mangueira garante bloco à candidatura Godinho e Sobral na ALBA
  A nomeação do deputado João Carlos Bacelar (PTN) para secretário de Educação do Município em substituição a Carlos Soares, afastado por suspeita de movimento ilícitos, envolveu articulações com o vereador Alfredo Mangueira (PMDB), o qual embora não possa ser presidente da Câmara, mantém força na Casa Legislativa e costurou com o prefeito a adesão do Bloco Independente à candidatura de Pedro Godinho, à presidência da Casa.

  Evidente que tal articulação tem amplas interpretações, uma delas, beneficia indiretamente o governador Wagner, pois, com a nomeação de Bacelar, João retira da Assembleia Legislativa o deputado mais combativo ao governo do PT.

  Embora uma coisa não tenha a ver com a outra, pois o xis principal da questão é a consolidação da candidatura Goldinho evitando que o prefeito perca a eleição na Casa Legislativa para uma candidatura alternativa, à exemplo de Carballal, PT, Wagner também se beneficia da jogada política do prefeito.

  Ademais, o prefeito abre uma janela no PTN, partido que é controlado pelo deputado João Bacelar, aos olhos do chefe do Executivo muito mais confiável do que o PV, agremiação que foi sondada para dar um futuro abrigo e onde teria obtido vetos. No PTN, beneficiando Bacelar, João teria um porto seguro garantido em 2014 na sua pretensa candidatura ao governo da Bahia.

  No lance político realizado hoje, o prefeito, a rigor, praticamente garantiu a eleição de Pedro Godinho (PMDB) à presidência da Câmara, o qual enfrentava resistências no partido com Everaldo Bispo e Pedrinho Pepê unidos, com uma divisão interna no PMDB. A direção estadual do PMDB havia sinalizado que não se meteria nessa questão, não preferindo (ou preterindo) este ou aquele candidato e deixando que o assunto fosse resolvido entre os vereadores.

  É aí que entra a força política de Alfredo Mangueira, aliado de Godinho, que ajudou a costurar o apoio do Bloco Independente (7 vereadores) a Godinho e a ascensão de Luizinho Sobral no lugar de Bacelar, na Assembleia Leggislativa. De quebra, João Henrique fica com o compromisso desse partido (PTN) abrigá-lo na hora oportuna.

  O prefeito não tomará decisões agora, de imediato, nem no próximo ano. Teme uma retaliação por parte do PMDB acusando-se de infidelidade partidária, o que já foi induzido pelo presidente Lúcio Vieira Lima, e vai dar tempo ao tempo, agora, sem necessitar do PV.

  Bom político, João Henrique ainda faz seu bloquinho na Assembleia Legislativa e pode, a depender das circunstâncias políticas com o PMDB, alçar sua esposa deputada Maria Luiza, PSC, à nova Mesa Diretora da Casa.