Colunistas / Política
Tasso Franco

LULA, SERRA E TEMER APIMENTAM POLÍTICA BAIANA

Na reta de chegada
28/09/2010 às 06:22
Na reta de chegada da campanha eleitoral na Bahia, as presenças do presidente Lula da Silva, na quarta-feira, 29, para inaugurar viadutos em Salvador; de Michel Temer, vice de Dilma, para tentar minimizar os estragos causados pela traição da candidata do PT na campanha de Geddel; e José Serra, candidato tucano, para receber um título de cidadão de Salvador na esfarrapada aliança DEM/PSDB no estado, vão apimentar o caruru de São Cosme e São Damião.  

  Haja pimenta. Temer está previsto para encontrar-se com os jornalistas políticos ao meio dia, no Barbacoa, ao lado de Geddel. O ex-ministro da Integração Nacional e hoje candidato do PMDB ao governo da Bahia, como já havíamos previsto neste site, não assinaria recibo diante da atitude de Dilma em deixá-lo à margem. E o que é pior: com declarações em seu terreiro. Vai protestar.

   Agora, então, com a possibilidade de um provável segundo turno no Brasil, hipótese também possível na Bahia, Geddel certamente vai cobrar responsabilidades e até sentir-se à cavalheiro para assinalar que alianças são feitas para serem cumpridas e já que foi abandonado à beira do caminho, em tese, terá liberdade de outra escolha. A vinda de Temer a Salvador, pode, também, significar um sinal de paz.

   Ainda nesta terça-feira, 28, o candidato tucano José Serra estará na Câmara de Vereadores recebendo o título de Cidadão de Salvador. Vem e volta rápido para São Paulo. A Bahia e o Nordeste deixaram de ser prioridades na sua campanha a essa altura do campeonato, com Dilma fazendo a diferença nesta região, além do que, a aliança DEM/PSDB na Bahia é um fiasco.

   E põe fiasco nisso. Dessarrumação total. O DEM faz a campanha de Souto com sua "tropa" e a fidelidade de Nilo Coelho, candidato a vice; e o PSDB atua na proporcional num salve-se quem puder. Tem situações tão curiosas que só rindo. Em Alagoinhas, um dos grandes colégios eleitorais no Estado, o prefeito Paulo Cézar, PSDB, apoia Wagner, e mais Jutahy Magalhães Jr (dep fed/PSDB) e Paulo Azi (dep est/DEM).

   O melhor que Serra faz é pegar seu bonê após a entrega do título e comer seu caruru em São Paulo. Lá, ao que se informa, estabilizou sua situação, melhorou em Minas Gerais, e pode levar a eleição ao segundo turno com apoio da "Onda Verde" de Marina Silva.

   Na quarta-feira, 29, chega Lula. Vai inaugurar mais três viadutos do Complexo Viário da Rótula do Abacaxi com ligação ao Porto de Salvador e a BR-324. É a maior obra do PAC na capital e privilegia o transporte rodoviário. O Metrô está paradão. Lula é Wagner. A obra remete a Wagner. Isso significa dizer, já que o presidente dificilmente vai falar com a imprensa, que o presidente vem dar mais um empurrão na campanha Wagner para que ele ganhe a eleição no primeiro turno.

   No meio desse lusco fusco tem o debate da TV Bahia, nesta terça-feira, à noite, após "Passione" com Totó querendo "ficar" com Felícia e se "batendo" com Clara numa cantina italiana, e Antero flagrando a mulher Brígida dando mole ao motorista Diógenes.