Colunistas / Política
Tasso Franco

O GÉLIDO DEBATE DA TV ITAPOAN

PMDB + DEM x PT + PSDB: foi o que aconteceu
28/09/2008 às 23:03
  O debate promovido pela TV Itapoan, Rede Record, na noite deste domingo, 28, entre os candidatos a prefeito de Salvador revelou uma afinidade ou dobradinha na união dos candidatos Walter Pinheiro (PT) + Antonio Imbassahy (PSDB) x e os candidatos ACM Neto (DEM) + João Henrique (PMDB).

  Correndo por fora e centrando sua participação no PDDU e destruição de áreas da Mata Atlântica da Avenida Luis Viana Filho (Paralela), o candidato do PSOL, Hilton Coelho, sobressaiu-se no debate e consegui polemizar com uma bandeira que vem sendo abraçada por setores da classe média e está levando HC a uma posição invejável nas pesquisas de opinião. Hoje, deve ter crescido mais um pontinho.

  Mediado pelo jornalista Celso Teixeira, discretíssimo, o debate da TV Itapoan foi o mais frio realizado até agora pelas emissoras baianas. Quer porque as regras foram muito engessadas, a começar pelas perguntas dos jornalistas sem réplicas e tréplicas, sem emoções; quer porque o tempo dado aos candidatos nas réplicas e tréplicas (30 segundos) foi curto demais para um esquetamento.

  Além disso, como aconteceu na TV Aratu, a Itapoan não permitiu a apresentação de documentos e tampouco houve a participação de telespectadores.

   No mais, o que se viu foram as dobradinhas PT+PSDB x DEM+PMDB, num jogo de "compadres" bastante nítido aos olhos dos telespectadores. Imbassahy levantando a bola para Pinheiro chutar atingindo os adversários e vice-versa; o mesmo acontecendo com Neto + João e vice-versa.

  Desta feita, no entanto, ao contrário do que aconteceu na TV Aratu, o candidato do PMDB, João Henrique, foi melhor preparado para enfrentar os ataques de Imbassahy e saiu-se bem melhor, sobretudo na pergunta (que não houve) sobre organização administrativa da cidade e a área da saúde.

  No geral, os quatro candidatos competitivos se mantiveram equilibrados, sem um assunto mais polêmico que despertasse a atenção e interesse do telespectador. A esperada polarização entre ACM Neto x Pinheiro não aconteceu, mesmo os dois preferencialmete se escolhendo para fazer perguntas e respostas.

  Pinheiro esteve bem na resposta a participação do PT na administração de João Henrique e Neto também foi bem na resposta ao PDDU. 

  Na disputa Imbassahy x João houve um equilíbrio e o candidato do PMDB ironizou o candidato do PSDB quando situou que estaria próximo de Hilton, nas pesquisas.

  Nas considerações finais, cada qual deu seu recado, Hilton centralizando seu ponto de vista no tema PDDU e pedindo votos para sí e bancada de vereadores; Imbassahy sustentando-se no plano de educação e manifestando o desejo de retornar à Prefeitura para reorganizar a cidade, assim como deixou em 2004; Neto destacando que ele e Hilton foram os únicos que não tiveram ainda a chance de governar a cidade e que se for escolhido não vai decepcionar; João colocando que muitos têm propostas, porém, ele é o único que fez e quer continuar para dar segmento a esse trabalho; e Pinheiro destacando que ele representa a verdadeira parceria com Lula e Wagner. 

  Ponto final. O telespectador, por este debate, não mexerá no seu voto.