Colunistas / Política
Tasso Franco

DATAFOLHA: 3 DISPUTAM SEGUNDO TURNO

Pesquisa DataFolha divulgada no dia 27 de setembro de 2008
27/09/2008 às 14:05
 A pesquisa DataFolha publicada neste sábado, 27, pela Folha de São Paulo mostra que a campanha a prefeito de Salvador revela uma indefinição total, em relação a quem vai para o segundo turno, entre os três candidatos, no momento, competitivos: ACM Neto, do DEM; João Henrique, do PMDB; e Pinheiro, do PT.

   Em relação a pesquisa anterior, divulgada em 19 de setembro, Neto caiu 2 pontos percentuais, João cresceu 1 ponto, Pinheiro também cresceu 1 ponto, e Imbassahy e Hilton, também cresceram, cada um deles, 1 ponto percentual.
 
   Isso revela que os três primeiros colocados estão próximos uns dos outros, com percentuais muito parecidos. O prefeito João Henrique, em ascensão, conseguiu equilibar o jogo e como tem uma estrutura partidária muito robusta e uma campanha fortalecida na base municipal, se coloca em segundo lugar numa posição muito boa.

   O esperado crescimento de Walter Pinheiro não se deu como se imaginava. De 19/9 para 27/9 (uma semana) ele só conseguiu 1% do eleitorado, percentual indêntico de João Henrique, que passou de 22% para 23% e até mesmo de Hilton, que estava com 3% e alcançou 4%.

  A presença de Hilton, com uma campanha bem posta na disputa, cativando e conquistando o eleitor da classe média da esquerda - professores, profissionais liberais, etc -; e o ataque de João sobre a personalidade de Pinheiro, do ser ou não ser um autêntico PT de Lula, estão, neste momento, atrapalhando o crescimento (a anunciada virada) do petista nesta reta de chegada.

   O candidato do PSDB, Antonio Imbassahy, na mudança recente de estratégia de sua campanha, agora com mais firmeza, também conseguiu evitar a continuidade da queda que estava experimentando e até ganhou também 1 ponto percentual. Ainda assim, de acordo com o DataFolha, como se encontra com apenas 15% dos votos, estaria fora da disputa pelo segundo turno.

  Ainda faltando uma semana para a realização do pleito, com ACM Neto experimentando uma pequena queda, tudo será possível, inclusive um segundo turno entre João Henrique x Walter Pinheiro.

  Hoje, segundo o DataFolha, o segundo turno seria entre Neto x João.
  
  Mas, assegurar que essa dupla se manterá nas duas primeiras posições até 4 de outubro, é coisa de oráculo.