Colunistas / Política
Tasso Franco

DISPUTA EM FEIRA DE SANTANA

Tasso Franco é diretor deste site
14/09/2008 às 16:17
  A pesquisa Ibope divulgada no último sábado, 13, em Feira de Santana, revela que o candidato do Democratas, Tarcízio Pimenta, lidera a disputa com 50% das intenções de voto, seguido pelo petista Sérgio Carneiro com 16%.

  Em terceiro lugar, situa-se o deputado Colbert Martins Filho, PMDB, com 12% e o candidato José Almeri, do PSDB, foi citado por 2% dos entrevistados. 13% dos eleitores se declararam indecisos e 5% disseram que vão anular o voto para prefeito no dia 5 de outubro.
  Em Feira, portanto, há uma nova tendência com o crescimento de Sérgio Carneiro, até então e segundo o Dataqualy, instituto que monitora a campanha Tarcízio, um candidato que se situava num terceiro plano na campanha.

  Mas, o que se viu no Ibope é que Sérgio Carneiro (PT) passou ao segundo plano, ultrapassou Colbert e vai pra cima de Tarcízio neste final de campanha, tentando evitar que a eleição se concretize num primeiro turno.

  Não existe eleição fácil em qualquer município. O prefeito José Ronaldo e Tarcízio Pimenta sabem disso e também vão fazer um esforço adicional nesta reta de chegada, exatamente com objetivo inverso de Carneiro, ou seja, vencer a eleição no primeiro turno.

   Sabe-se que um segundo turno em Feira de Santana, apesar das dissidências entre Sérgio Carneiro/Zé Neto/Colbert Martins, teria um reforço substancial do presidente Lula e aí poderá haver um equilíbro de forças entre o DEM x o PT.

   De toda sorte, a eleição de Feira está atrelada a eleição de Salvador, onde o PMDB de Geddel e do prefeito João Henrique (irmão de Sérgio) também tenta ir ao segundo turno.

   Em não conseguindo esse objetivo na capital e diante das relações conflituosas entre o PMDB x PT, um segundo turno em Salvador entre o PT x DEM é tão assintomático de apoio do PMDB ao PT, quanto em Feira de Santana.

   O líder é único e se chama Geddel Vieira Lima. Ele é quem vai decidir se apoiará Pinheiro x ACM Neto e/ou Sérgio Carneiro x Tarcízio Pimenta.

   Em política, tudo é possível. Até mesmo, se não conseguir seus objetivos principais nas duas maiores cidades do Estado, Geddel cruzar os braços e liderar seu eleitorado.

   Mas, essas são apenas hipóteses. 

   No momento, Tarcízio tem que se esforçar ao máximo para vencer a eleição no primeiro turno e João fazer sua parte e chegar ao segundo turno.

   Lula está só esperando a definição desses resultados para agir.