Colunistas / Política
Tasso Franco

A NAU DE JOÃO SINGRA OS MARES

Tasso Franco é editor deste site
08/09/2008 às 23:25
  A metralhadora giratória de João Henrique, candidato a reeleição a prefeito de Salvador, atingou em cheio nesta noite de segunda feira, 8, ao candidato do PSDB, Antonio Imbassahy, no programa eleitoral na TV. 

   Certamente respaldado em estudos qualitativos diante da queda nas pesquisas do candidato tucano, com votos vulneráveis à vista, João "atirou" em Imbassahy em três momentos, ocupando todo o seu horário eleitoral na TV.

   Primeiro bateu na demissão dos quase 5.000 servidores da Limpurb com depoimentos de alguns deles, dentre os quais, de Paulo Anunciação, destacando que "eles foram demitidos sem recolhimento do FGTS". Na parte positiva, para João, ele disse que conseguiu negociar com a Caixa e pagar ao pessoal.

   No segundo momento, sentou à madeira no que chamou de perseguição por parte de Imbassahy aos camelôs do centro da cidade destacando que isso não aconteceu com ele, nem acontecerá jamais. Recheou a matéria com depoimentos de ambulantes. Obviamente, falando mal de Imbassahy.

   Por fim, falou do momento de arrocho por parte da Prefeitura, na época de Imbassahy, o qual, deixou salários atrasados e não deu aumento ao pessoal. Mais depoimentos a favor de JH e contra Imbassahy.

   Logo depois veio o programa de Imbassahy e este apenas colocou algumas manchetes sobre a área da Saúde, criticando João, mas, sem consistência. No mais, seu programa repetiu críticas ao BBB de ACM Neto o que ninguém está entendendo porque, se Neto não é seu adversário no momento e sim Pinheiro e João.

   O programa de Pinheiro apresentou o velho clichê Lula/Wagner, repetiu propostas de governo e, como novidade, mostrou a gravação em que o então deputado Neto promete dar uma surra em Lula e seus aliados. Também está fora do foco, uma vez que, neste momento, os adversários de Pinheiro são João e Imbassahy.

   Pinheiro gasta munição antes da hora. Mas, é o tipo de gravação que os petistas adoram para fortalecer a musculatura da militância política, o que não existe mais na forma original do PT oposição. Hoje, o PT também é governo.

  O programa de Neto trouxe como novidade um provável programa chamado Agenda Família que seria uma complementação do Bolsa Família. A rigor, Neto já colocou um calço sobre prováveis críticas que venham em relação a esse tema, no futuro.

  A outra novidade no programa de Neto foi a presença de Raimundo Varela pedindo votos para o candidato do DEM, com muita força e convicção.

   Em resumo: João Henrique está emocionando mais do que os outros candidatos juntos. Pode surpreender. Até porque, como ninguém bate nele, vai navegando numa boa.

   Bem, Hilton, deveria tocar só o reagaae. Daria mais votos.