Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ASSEMBLEIA OUTORGA TITULO DE CIDADÃO BAIANO AO CARDEAL DOM SÉRGIO

O senador Angelo Coronel deve está achando bem interessante essa briga do PT na Assembleia pela primeira vice presidência
27/03/2025 às 18:38
1.  O Cardeal Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, foi homenageado, hoje (27.03), com o Título de Cidadão Baiano em Sessão Especial comandada pela presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputada Ivana Bastos, em proposição do deputado estadual Alex da Piatã (PSD), em reconhecimento à ação pastoral do líder da Igreja Católica na Bahia.

   2.  Presentes, entre outras autoridades civis, militares e eclesiásticas, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, representando o governador Jerônimo Rodrigues.

   3. Desde que assumiu a Arquidiocese de Salvador, em 2020, o cardeal tem desempenhado papel ativo na evangelização, fortalecimento da fé e promoção de ações sociais. Ao discursar após o recebimento do título, Dom Sergio, com emoção, relembrou os seus laços, desde o nascimento, com a Bahia.

   4. “Nasci em casa, na zona rural de Dobrada, no interior de São Paulo, através das mãos de uma parteira, dona Maria Baiana. Por esses desígnios de Deus, as mãos de Maria Baiana se prolongam nas mãos de baianos e baianos que me acolheram com alegria e amor, e que rezam por mim. Agradeço a Deus por fazer parte deste povo alegre e pleno de fé”, revelou o mais novo cidadão da Bahia.

  5. A presidente da ALBA disse que a homenagem a Dom Sergio foi “luminosa” e aconteceu numa manhã ensolarada de Outono. “A natureza do nosso mais novo baiano é a da modéstia e da simplicidade, mas ele é um teólogo brilhante e está nas listas de sucessão do Papa Francisco. 

  6. Trata-se do único clérigo da América Latina no colegiado de nove cardeais nomeados pelo Papa Francisco, que tem ainda representantes de Roma, do Vaticano, de Kinshasa, de Mumbai, de Boston, de Barcelona, de Québec e de Luxemburgo. É uma honra tê-lo como nosso conterrâneo”, saudou Ivana Bastos.

  7. Em seu discurso, o deputado Alex da Piatã destacou o papel de Dom Sergio da Rocha como líder religioso, que logo se comprometeu com as causas sociais e espirituais do povo baiano. “O Arcebispo Primaz do Brasil se identificou de pronto com a cultura, com as tradições e com a diversidade religiosa dos baianos e baianas. 

   8. Um humanista, que nos trouxe como lema “Omnia in caritate” (Tudo na Caridade), amando e ajudando o próximo sem esperar nada em troca. A única divergência é que sou Vitória e ele já assumiu que é torcedor do Bahia”, brincou Alex de Piatã, fazendo a plateia e o homenageado rirem ao quebrar o protocolo da sessão solene.

                                                                       *****
   9. A Bahia alcança, a partir de hoje, a cobertura total do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em todas as suas regiões de saúde. Em cerimônia realizada em Brasília nesta quinta-feira (27), a secretária estadual da saúde, Roberta Santana, recebeu 35 novas ambulâncias do Ministério da Saúde, como parte do processo de ampliação, expansão e renovação da frota no estado.

  10. O reforço nos serviços de emergência contempla municípios como Salvador, Feira de Santana, Muniz Ferreira, Nilo Peçanha, Itaberaba, Lençóis, Mucugê, Piatã, Seabra, Érico Cardoso, Vereda, Guanambi, Elísio Medrado, Abaíra, Andaraí e Iaçu. Só a capital baiana, que celebra 476 anos no próximo sábado, foi contemplada com 17 novas unidades, em uma entrega que simboliza, segundo a secretária, “um presente do presidente Lula e do ministro da Saúde, Padilha, para o povo baiano”.

  11. “Com essas novas unidades, completamos a universalização da cobertura regional do Samu. Agora a Chapada Diamantina, por exemplo, que era a última região sem cobertura, passa a contar com esse serviço essencial. Isso só está sendo possível graças à união entre Governo Federal, Estado e municípios”, destacou Roberta Santana. Outro destaque é Feira de Santana, que recebeu quatro veículos.

  12. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, também destacou a relevância do investimento. “Maravilhoso, maravilhoso. Essa entrega reforça a importância da descentralização na saúde pública. Quando falamos de emergência, falamos da chamada 'hora de ouro': os primeiros 60 minutos que podem salvar vidas. 

  13. Um atendimento rápido, com equipe preparada, faz toda a diferença. Reduz sequelas, salva vidas e transforma realidades. Quero parabenizar todos os prefeitos e prefeitas que têm compromisso com a saúde da população”, afirmou.

  14. Desde 2023, a Bahia já recebeu 232 novas ambulâncias do Samu: 31 por ampliação de frota, 14 por expansão e 187 destinadas à renovação da frota. A produção desses veículos ocorre em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, o que contribui para a geração de emprego e renda, além do fortalecimento da indústria baiana.

   15. A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) tomou posse nesta quarta-feira (27) como procuradora adjunta da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O órgão tem como missão garantir a participação efetiva das parlamentares nos espaços de poder, além de atuar diretamente na promoção e defesa dos direitos das mulheres em todo o Estado.

   16. A Procuradoria Especial da Mulher é um instrumento institucional criado para fortalecer o protagonismo feminino no Legislativo e combater todas as formas de discriminação e violência de gênero. Entre suas atribuições estão: fiscalizar e acompanhar programas governamentais voltados às mulheres; receber e encaminhar denúncias de violência; cooperar com organismos nacionais e internacionais; e propor políticas públicas que assegurem equidade, respeito e proteção às mulheres baianas.

   17. Durante a cerimônia de posse, a deputada Kátia Oliveira destacou o compromisso que assume com a nova função. “Hoje tomei posse como uma das procuradoras adjuntas da Procuradoria Especial da Mulher da ALBA, uma missão que assumo com honra e responsabilidade. Seguimos firmes na luta contra a violência, na construção de políticas públicas que garantam mais proteção e igualdade, e na defesa dos nossos direitos, sobretudo o direito à vida”, afirmou.

  18. A deputada Fabíola Mansur (PSB) foi reconduzida ao cargo de Procuradora Especial da Mulher da ALBA e seguirá à frente dos trabalhos. Além de Kátia Oliveira, as deputadas Cláudia Oliveira (PSD), Maria del Carmen (PT) também tomaram posse como procuradoras adjuntas.

   19. Se o deputado Júnior Muninz (PT) mantiver a candidatura dele a lº vice-presidente da Assembleia estará eleito segundo avaliação dos deputados.

   20. Nessa jornada, o deputado Rosemberg Pinto (PT), líder do governo tem apanhado de todos os lados mas já disse que a decisão de indicar o candidato (a) do PT a 1ª vice-presidência é da bancada e não dele.

   21. A essa altura na briga interna do PT pela disputada da 1ª vice-presidência da ALBA quem deve está sorrindo é o senador Angelo Coronel (PSD).