Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NIVEL DO GUAIBA VAI SUBIR AINDA MAIS NESTA SEGUNDA FEIRA DIANTE CHUVAS

Com informações do Correio do Povo
12/05/2024 às 11:40
      1. O nível do Guaíba, no Cais Mauá, no Centro Histórico de Porto Alegre, alcançou 4,65 metros às 10h15min, novamente elevando a marca durante as chuvas mais recentes, com o agravante da enchente que ainda toma conta de boa parte da cidade. E, a depender das análises de técnicos da Sala de Situação do governo do estado, a marca deverá novamente superar os 5 metros entre esta segunda e terça-feira, algo que ocorreu pela última vez por volta do meio-dia da última quinta.

  2. "As chuvas estão se comportando como previam nossos meteorologistas”, afirmou neste domingo o hidrólogo Pedro Camargo, da Sala de Situação. A primeira vez em que a marca histórica foi atingida havia sido no começo da manhã do último sábado, permanecendo acima dos 5 metros, portanto, por cinco dias. Os transtornos na Capital decorrentes disto foram, e continuam sendo, ainda imensuráveis.

  3. Conforme o monitoramento hidrológico do mesmo órgão, divulgado nesta manhã, foram registrados nas últimas 24 horas volumes significativos de precipitação nas regiões Central, Metropolitana e Vales, causando elevação em praticamente todos os rios do estado, com elevações rápidas nas bacias dos rios Caí e Taquari.

  4. Quanto ao Guaíba, o relatório aponta que há a expectativa de elevação acima dos 5 metros “conforme a chegada da vazão pelos rios contribuintes e a atuação dos ventos”. O Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic) divulgou que o acumulado de chuva neste domingo, até às 9h, havia sido de 32,6 milímetros no Jardim Botânico e 29,4 milímetros no Belém Novo.

  5. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou pela primeira vez sobre as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Em comunicado, Biden disse que ele e sua esposa, Jill Biden, estão "profundamente tristes" e afirmou que seu governo está em contato com o do Brasil para enviar ajuda.

  6. "Nossos pensamentos e orações estão com as pessoas afetadas por esta tragédia e com os socorristas que trabalham para resgatar e fornecer cuidados médicos a famílias e indivíduos", disse o presidente. "Os Estados Unidos estão ao lado do Brasil neste momento difícil".
Biden não especificou, no entanto, que tipo de ajuda seu governo ofereceu, mas disse estar "em contato com nossos parceiros brasileiros".

  7. "Minha administração está em contato com nossos parceiros brasileiros, e os Estados Unidos estão trabalhando para fornecer a assistência necessária ao povo brasileiro, em coordenação com as autoridades brasileiras".

   8. Papa Francisco doa 100 mil euros para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

   9. A tragédia sem precedentes no Rio Grande do Sul, causada pelas enchentes e inundações provocadas pelas fortes chuvas que atingem a região, tem mobilizado governos e organismos internacionais.

   10 Entre quem já enviou ou ofereceu ajuda, estão:

Vaticano;
Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID);
Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur);
Uruguai;
Argentina.

  11. Segundo atualização da prefeitura de Porto Alegre, às 12h30min, são 14.225 pessoas em abrigos da Capital. Ao todo, são 162 estruturas emergenciais para fornecer assistência à população atingida.

  12. Estão funcionando dois abrigos para mulheres e crianças, um na zona Sul e outro no bairro Santa Cecília, próximo da Silva Só. O terceiro abrigo, no Foro Regional do Partenon, está em preparação.

  13. A Defesa Civil Municipal emitiu alerta preventivo, válido até a noite deste domingo, para a possibilidade de chuvas intensas (até 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia) e ventos entre 60 e 100 quilômetros por hora, que podem prolongar os alagamentos já existentes em Porto Alegre e causar transbordamentos de arroios e deslizamentos de encostas.