Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

HAM PROMOVE CURSO DE ONCOLOGIA PARA PROFISSIONAIS DE TODO PAÍS

Pernambuco sempre dá 1x0 na Bahia quando o assunto é Paixão de Cristo e turismo
24/03/2024 às 12:14
    1. Depois do primeiro modulo realizado no inicio deste mês, de 4 a 6 de abril vai acontecer o segundo módulo do Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária promovido pelo Hospital Aristides Maltez. O curso é fruto da parceria entre HAM e a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e tem a participação de profissionais de todo o país.

  2. Sob a coordenação da médica Ana Cláudia Imbassahy, chefe do Serviço de Mastologia do HAM, do médico Paulus Fabricio Ramos, mastologista da SBM, e da médica Sálvia Canguçu, mastologista do HAM, a 1ª edição do curso na região Norte e Nordeste é uma rara oportunidade para profissionais de saúde na área de mastologia e pacientes que estão em tratamento oncológico no HAM.

   3. Segundo Ana Claudia Imbassahy “o Brasil se consolidou como uma referência mundial em Oncoplastia e Reconstrução Mamária. Grandes mestres brasileiros agora ensinam essa especialidade em todo o mundo, evidenciando o potencial dos mastologistas brasileiros neste cenário”.

  4. Paulis Fabrício comenta: “No primeiro Módulo, os participantes, vindos de todo o país, passaram por aulas teóricas e práticas ministradas pelo Dr. Regis Paulinelli, presidente do Departamento de Oncoplástica da SBM, e do Dr. Fabrício Brenelli, ex- presidente do Departamento de Oncoplástica da SBM e atual presidente do Departamento de Relações Internacionais da SBM. Foram realizadas seis cirurgias e ao longo do ano, estão programados 11 módulos, cada um representando uma valiosa chance para os participantes aprimorarem suas habilidades e conhecimentos.”

  5. “É uma oportunidade também de mais mulheres terem acesso a reconstrução mamária, que é um direito da paciente garantido por lei. Os nossos colegas mastologistas irão agregar mais essa formação para poderem disseminar o conhecimento em relação a reconstrução mamária, pois quando esses profissionais finalizarem o curso, eles estarão replicando o que eles aprenderam aqui no HAM, proporcionando a realização da reconstrução a mulheres de outros locais.” disse a especialista Sálvia Canguçu.

  6. A reconstrução mamária integra o tratamento do câncer de mama, além disso, melhora a autoestima e auxilia no enfrentamento da doença. E é essa a filosofia do hospital, oferecer acesso a esse tratamento integral às pacientes do SUS. Ana Cláudia Imbassahy ressalta: 

  7. “Trata-se de um curso de extrema relevância para o aprendizado e a educação continuada de vários colegas que vieram fazer esse curso, para o melhoramento das técnicas de reconstrução e principalmente para as nossas pacientes que vão se beneficiar com as reconstruções mamárias e toda a diversidade de técnicas que serão realizadas durante o curso pelos professores convidados”.

  8. O médico Aristides Maltez Filho, presidente da Liga Bahiana Contra Câncer também comentou da satistação do HAM em realizar este curso. “Hoje podemos ter o privilégio de junto com a Sociedade Brasileira de Mastologia, fazer esse curso, o primeiro curso oficial da sociedade aqui para o nosso hospital e beneficiar tantas pacientes, realmente é muita alegria e emoção. 

  9.  expectativa é beneficiar mais de mais de 100 pacientes, destacando não apenas a relevância do curso para a formação médica, mas também o impacto positivo que terá na vida das mulheres que enfrentam o desafio do câncer de mama”.
                                                                                    *****
  10. Nesta segunda - feira( 25 de março ) , a partir das 10 horas, servidores comemoram os 30 anos do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia( CEDEBA).Nascido de um sonho coletivo de um grupo de profissionais da Secretaria da Saúde do Estado( SESAB) o Centro foi fundado no dia 24 de novembro de 1994.

  11. O Cedeba  é um dos centros de excelência no Brasil, credenciado pela World Diabetes Foundation  que  teve o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde.(OMS).Nestes 30 cresceu e avançou com novos serviços,como destaca a diretora e fundadora,a endocrinologista Reine Chaves Fonseca.

  12. Além da Assistência especializada para diabetes, obesidade e outras doenças endócrinas,Cedeba implantou em 2010 a Residência Medica em Endocrinologia - já formou 34 especialistas - considerada  pela SBEM ( Sociedade de Endocrinologia e Metabologia) como a melhor do País.

  13. (PAIXÂO DE CRISTO) Um mar de pessoas esteve presente ao espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém que marcou o início da temporada teatral de 2024 no sábado, dia 23. Um público impressionante de aproximadamente 11 mil espectadores compareceu a apresentação o que representa um aumento significativo de 22% em relação ao ano anterior.

   14. Como acontece todos os anos, essa multidão se entregou à magia da mega encenação e impactou positivamente os artistas em cena nos nove palcos plateia da cidade teatro.

   15. “A presença do público muda o espetáculo e a energia que ele passa vai crescendo com a gente e isso só contribui. É como estar se apresentando no Rock in rio, ver um mar de gente na sua frente. S você se deixar levar você se perde ali, então eu tenho que estar bastante concentrado para não perder do fio da meada”, o ator Dalton Vigh, que interpreta o governador Pilatos na encenação.

   16. Vigh está no elenco principal ao lado de Allan Souza Lima, que faz o papel de Jesus e de Mayana Neiva, como Maria. No espetáculo de estreia, Allan Souza Lima, conhecido por sua versatilidade e talento, entregou uma performance cativante como Jesus, transmitindo a serenidade e compaixão do filho de Deus. Sua interpretação emocionante expressou com dramaticidade os dilemas e sacrifícios enfrentados por Cristo em seus últimos dias na Terra.

   17. Mayana Neiva trouxe uma profundidade tocante ao papel de Maria, a mãe de Jesus. Sua expressão de dor e esperança ressoou com o público, capturando a essência da figura materna que testemunhou o sofrimento de seu filho com uma mistura de amor inabalável e angústia indizível.

   18. Enquanto isso, Dalton Vigh personificou com maestria o papel ambíguo e complexo de Pilatos, o governador romano. Sua interpretação mostrou as nuances do poder e da indecisão, destacando os conflitos morais enfrentados por aqueles envolvidos na trama da Paixão.

   19. Para Robinson Pacheco, coordenador geral do espetáculo, o significativo aumento de público reflete não apenas a popularidade duradoura da encenação, que há 55 anos tem emocionado e inspirado espectadores de todo o Brasil e do exterior, mas também a crescente relevância e apelo deste evento teatral único.

   20. “A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém não é apenas uma peça de teatro; é uma experiência que transcende o palco, envolvendo os espectadores em uma jornada espiritual e emocional que ressoa com os valores fundamentais da humanidade”, afirma.

   21. A expectativa dos organizadores é de que este ano a encenação receba cerca de 70 mil pessoas em oito dias de apresentações. Os ingressos para a temporada de espetáculos já estão à venda pelo site oficial www.novajerusalem.com.br e podem ser adquiridos em até 12x no cartão.