Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DEFENDE NORDESTE E CRITICA GOVERNADOR MINEIRO

Governador de MG presta um "desserviço ao país", diz Adolfo
06/08/2023 às 12:44
  1. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Adolfo Menezes, disse hoje (6.08) que a fala do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, é um “desserviço ao Brasil”. “Justamente quando começamos a superar parte da divisão dos últimos quatro anos, e confirmada na última eleição, vem o governador de Minas e sai com um disparate dessa monta, colocando sulistas contra nordestinos. 

2. Isso é discussão dos anos 1930, da época do Estado Novo, debate já há muito superado. O Brasil precisa é se unir, e não se dividir”, reage o chefe do Legislativo estadual.

3. Para o presidente da ALBA, o governador de Minas Gerais deve repensar o que disse se pretender ser ainda candidato à Presidência da República. “O Zema esqueceu que Bolsonaro não se elegeu por falta de votos no Nordeste. Não queremos esmolas, mas justiça social econômica, porque o Sul-Sudeste se enriqueceu em desfavor do empobrecimento do Norte-Nordeste. 

4. Acho que ele faltou a essa aula básica de economia brasileira. Recomendo que leia um conterrâneo dele — Darcy Ribeiro, de Montes Claros — que teve muita clareza ao defender um Brasil uno e desenvolvido, corrigindo injustiças seculares”, arremata Menezes.

5. Na entrevista ao Estadão, Zema diz que o "Nordeste é uma vaquinha que pouco produz".

6. Policia Civil no SAC. A inauguração será nesta segunda-feira (7), às 11h, com presença do secretário da Administração, Edelvino Góes; do secretário da Segurança, Marcelo Werner; da Delegada-Geral, Heloísa Brito e demais autoridades

7. No dia de mobilização por mais um ano da Lei Maria da Penha, as vítimas de violência doméstica e familiar terão mais um serviço de atenção e acolhimento, resultado de uma parceria entre a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) e a Polícia Civil.

8. Trata-se de mais uma facilidade que a Rede SAC passa a oferecer para o cidadão. Nesta segunda-feira (7), às 11h, será realizada a inauguração de uma unidade da Polícia Civil, no SAC Salvador Shopping, com a presença do secretário da Administração, Edelvino Góes, do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, da delegada-geral, Heloísa Campos de Brito, e demais autoridades.

9. Essa unidade contará com os serviços de registro de ocorrências para o público em geral, mas terá como foco o público feminino, com os serviços de depoimentos on-line pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM). A delegada-feral, Heloísa Campos de Brito, destaca que a iniciativa é um grande reforço na proteção das vítimas de violência doméstica e familiar.

10. “Em uma data tão emblemática, como o 7 de agosto, dia de mobilização pela Lei Maria da Penha, que neste ano completa 17 anos, a partir desta união de esforços e expertise do SAC com a Polícia Civil, está sendo implementado um serviço de acolhimento e eficiência, em um ambiente mais acessível para as mulheres. Não esquecendo que todos os cidadãos também terão mais agilidade e comodidade para registrar ocorrências. É esta integração interinstitucional que faz a diferença no cuidado com a população”, avaliou.

11. O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) realizou em Feira de Santana, o 1º Encontro dos Socorristas do SAMU da Enfermagem do Portal do Sertão. A ação foi realizada através do programa Capacita Coren-BA, e aconteceu na Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (Unef), reunindo mais de 230 profissionais e estudantes de enfermagem de toda a região.

12. “Durante dois dias de atividades, os participantes foram capacitados para proporcionar a garantia do acesso do paciente à unidade de saúde mais adequada e ofertar o melhor atendimento pré-hospitalar de urgência, tanto em casos de traumas quanto em situações clínicas. Com o Capacita Coren-BA, o Conselho segue promovendo a capacitação de profissionais de Enfermagem em diversos municípios baianos, sempre com temas de interesse dos profissionais”, destaca a presidente do Coren-BA, Giszele Paixão.

13. Nesta sexta-feira, o destaque ficou por conta do simulado de acidente automobilístico realístico com múltiplas vítimas, uma oportunidade para que os participantes conferissem na prática a realidade vivida no dia a dia de quem atua como socorrista do SAMU. Já no primeiro dia de atividades, o encontro contou com palestras, mesa redonda sobre o papel da Enfermagem na Central de Regulação, além de oficinas temáticas.

14. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) lança mais uma edição da Convocatória Ocupe Seu Espaço, com o objetivo de dinamizar a programação artístico-cultural de 14 Espaços Culturais na capital e interior, oferecendo descontos e gratuidade nos valores de pauta. 

15. A cerimônia de lançamento oficial será realizada no dia 07 de agosto, segunda-feira, às 10h, no Cine Teatro Lauro de Freitas, e terá a presença do secretário de Cultura, Bruno Monteiro. A programação cultural do evento contará com apresentações do Núcleo de Iniciação em Dança (NIDAN), Pocket-show da Família Tríplice, intervenção poética com Reynam Poeta e Espetáculo "Brincantes de IPITANGA em Cordéis!" do Polo de Atores e Dramaturgia.

16. A novidade desta edição da Convocatória Ocupe Seu Espaço fica por conta da cessão de pauta para eventos com temas relacionados ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. As inscrições ficam abertas de 08 a 26 de agosto de 2023, e a convocação visa ocupar pautas de 02 de outubro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024. As inscrições são exclusivamente online e podem ser feitas neste link.

17. Podem participar da convocatória, pessoas físicas com 18 anos ou mais, e pessoas jurídicas de direito privado que comprovem atuação na área cultural. No caso de projetos não inéditos e que já possuam algum tipo de apoio financeiro, só é permitida a participação se a atividade proposta der acesso gratuito ao público.

18. As propostas inscritas podem ocupar as salas de espetáculos, anfiteatros, foyers/galerias, áreas externas e salas multiuso dos espaços culturais, mas os proponentes devem ficar atentos às quais dependências estão acessíveis em cada espaço, conforme tabela disponível na chamada pública. 

19. Além disso, as propostas inscritas devem se relacionar com uma ou mais das seguintes áreas e linguagens artísticas: teatro, circo, música, dança, artes visuais, artesanato, literatura, audiovisual, videomapping, performances, discotecagem, culturas digitais, economia criativa, culturas populares, culturas identitárias, formação artística e/ou cultural.

20. A Fábrica do samba tornou-se palco de grande evento realizado ontem (5), pelo Grêmio recreativo acadêmicos do Tatuapé para apresentação do samba enredo 2024, que desta vez, homenageia a cidade de Mata de São João.

21. A 4ª colocada na classificação geral do carnaval 2023 de São Paulo apresenta, no próximo ano, o tema “Uma jóia da Bahia, símbolo de preservação! Entre contos e tambores, viva a Mata de São João”. O lançamento contou com a participação do prefeito João Gualberto, do vice, Agostinho Batista, familiares e empresários matenses. 

22. Com apresentações especiais e programação com duração de 12h, os membros do grêmio, comunidade, simpatizantes, gestores e apoiadores do projeto carnavalesco, foram tomados pela euforia da bateria da escola de samba do Tatuapé na madrugada deste domingo.

23. O prefeito de Mata de São João, João Gualberto, esboçou alegria com as apresentações e mostrou preparo para o desfile de carnaval, que ocorre em fevereiro. “Esperamos até às 4h para conhecer o samba enredo. O compositor já tinha apresentado um trechinho mais cedo, mas estar com as pessoas e ouvi-las cantar e dançar, exaltando a cultura e beleza de nossa cidade é uma emoção muito grande. O evento foi lindo, estão de parabéns”, pontuou o gestor.

24. Para o secretário de cultura e turismo, Alexandre Rossi, o sentimento é similar. “Foram cinco meses de muito trabalho e noites sem dormir. Estar aqui hoje, consagrando este momento dá um orgulho muito grande e a sensação de dever cumprido. Mata de São João merece essa homenagem”.