Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GOVERNADOR JERÔNIMO REÚNE SECRETÁRIADO E DESTACA PROGRAMA DA FOME

Segundo dados do governo há 1.800.000 em situação de fome no estado
05/08/2023 às 15:30
 1. O governador Jerônimo Rodrigues comandou, neste sábado (05), no Centro de Operações de Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, a 7ª reunião do secretariado, que contou com a participação do vice-governador, Geraldo Junior, de todos os titulares das 25 pastas do Governo, além de gestores estratégicos. 

  2. No encontro, foi realizado um balanço das atividades desenvolvidas por cada área até o momento, com destaque para o dado da Secretaria da Fazenda (Sefaz), que confirma o investimento de R$ 3,6 bilhões feito pelo Executivo estadual baiano no primeiro semestre como o segundo maior do Brasil, quase o dobro do terceiro colocado, o Pará, atrás apenas de São Paulo.

 3. “Fizemos uma avaliação dos programas mais estratégicos, como o Bahia sem Fome, que é um eixo muito forte do nosso governo. Destacamos o orçamento, como está a situação financeira, os investimentos. Já entregamos muitas escolas, muitos hospitais. Agora, é o custeio de profissionais, materiais e equipamentos de saúde ou de educação que vai requerer da gente um cuidado muito sério. E, é claro, estamos planejando o futuro”, declarou Jerônimo, que já programou a próxima reunião para setembro.

  4. O governador lembrou ainda que o Plano Plurianual 2024-2027 (PPA) será entregue até o final do mês de agosto e que, a partir dele, o governo vai pensar nos próximos anos.  O secretário do planejamento, Cláudio Peixoto, apresentou um resumo do PPA, que fez uma grande escuta em todos os 27 Territórios de Identidade do estado, com capacitação de servidores e a elaboração de um orçamento vinculado ao Programa de Governo Participativo (PGP) e ao resultado dessa escuta.

 5. A coordenação dos Colegiados Territoriais - órgãos de participação social que auxiliam no planejamento - também participou da reunião, apresentando a política de desenvolvimento territorial que visa impulsionar a intersetorialidade e integrar políticas públicas. Por fim, o secretário de Comunicação, André Curvello, apresentou uma avaliação que mostrou a aceitação e aprovação do governo.
                                                  ****

  6. Em seis meses de execução, o Programa Bahia Sem Fome (BSF) beneficiou 65.700 famílias em todos os 27 Territórios de Identidade do Estado. Ainda na sua primeira fase, o BSF arrecadou 857 toneladas de alimentos e distribuiu 657 toneladas. Os donativos chegaram a 686 organizações em 164 municípios baianos. Os dados foram apresentados neste sábado (5), durante reunião do secretariado com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

  7. O Governo da Bahia colocou como prioridade erradicar a fome no Estado. Para isso, entre outras ações, já no primeiro semestre foi firmado o pacto para enfrentamento da fome com a União e aprovada a Lei de Agroecologia e Produção Orgânica. Também foi criado o Grupo de Trabalho de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária. O governador tem trabalhado, ainda, para fortalecer o Sistema de Segurança Alimentar e caminhar ao lado do governo federal, no sentido de garantir o acesso à alimentação saudável.

   8. Para o coordenador do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, o êxito do Programa se deve à confiança na execução e transparência na gestão. "Estamos conseguindo sensibilizar diversos entes da sociedade que estão se aproximando da nossa campanha para construir uma Bahia sem fome", disse Tiago.

  9. Ainda segundo o coordenador, é muito importante destacar que a arrecadação e doação de alimentos é só a primeira etapa do processo. "Temos 1,8 milhão de pessoas em situação de fome na Bahia, então as ações emergenciais são necessárias. Mas, nosso Programa é bem mais amplo e envolve inclusão na cadeia produtiva, fortalecimento da agricultura familiar e geração de emprego e renda", completou.
                                                 *****
  10. Uma sessão especial promovida pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) celebrou, nesta sexta-feira (4), os 75 anos da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). O plenário da Casa ficou lotado para o evento, solicitado pela deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) e que contou com a presença de representantes de organizações cristãs, pastores, bispos, lideranças evangélicas, vereadores e lideranças políticas dos diversos municípios, além do prefeito de Simões Filho, Dinha Tolentino, esposo da parlamentar. 

  11. Fundada em 10 de junho de 1948 no Rio de Janeiro, a entidade sem fins lucrativos tem o objetivo de disseminar a Bíblia e, por meio de programas bíblicos de impacto social desenvolvidos em todo o território nacional, presta assistência integral a comunidades em situação de risco e vulnerabilidade social. Entre os participantes da sessão especial estavam o presidente regional na Bahia da SBB, Pastor Daniel Costa, e o Diretor para Bahia e Minas Gerais, Ricardo Oliveira.

  12. O Centro Universitário UniFG, instituição pertencente à Ânima Educação, está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Transferência do curso de Medicina, com ingresso no segundo semestre de 2023. Os interessados podem se inscrever até o dia 06 de agosto, através do site: https://abrir.link/qxHYX. A prova está agendada para o dia 13 do mesmo mês. 

  13. A seleção contempla os campi de Guanambi e Brumado. As vagas são destinadas aos candidatos originários de outra Instituição de Ensino Superior Nacional ou Estrangeira listada no site do World Directory of Medical Schools (https://www.wdoms.org/) e que possuem aproveitamento curricular a ser realizado na UniFG.

  14. A atuação em prol dos pequenos agricultores baianos é uma das missões do mandato do deputado estadual Cafu Barreto (PSD) na Assembleia Legislativa. O parlamentar busca dois pontos importantes para a categoria: facilidade na regulamentação dos poços artesianos e condições mais justas na outorga de água para estes produtores.

  15. A medida foi solicitada após reunião com a diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles, na última quinta-feira (03). O ato beneficiará os trabalhadores rurais de pequeno porte, que poderão ter a taxa de concessão isenta.

  16. Conforme o parlamentar explicou em conversa com o jornalista Matheus Morais, no podcast In Off, o projeto visa levar equipes do órgão às localidades do interior para que os cadastros sejam feitos, colocando todos esses agricultores na legalidade.

  17. “O Inema entendeu o nosso pedido e se sensibilizou, pois muitos trabalhadores sequer sabem dessa necessidade de se cadastrar, por conta da distância que se tem das grandes cidades. Por isso a ideia é unir o Estado, Inema e agricultores e assim fazermos essas concessões. E, para aqueles que passarem pelos critérios existentes no órgão, não pagarão taxa”, explica ele. 

  18. “Apoie a amamentação. Faça a diferença para mães e pais que trabalham” é o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM 2023). Esse também será o foco de mais uma caminhada pelo aleitamento materno promovida pela Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), no domingo (6). A concentração com café solidário será às 8h, no gramado do Jardim de Alah, e o grupo seguirá em direção ao Centro de Convenções de Salvador.

  19. Dentro da programação do Agosto Dourado – mês dedicado ao aleitamento materno –, a ação é uma parceria da Sobape com o Comitê de Aleitamento Materno do Salvador (Coamas), Comitê Estadual de Aleitamento Materno da Bahia (Ceam), Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba) e conta com apoio de hospitais que mantêm bancos de leite.

  20. Presidente do Departamento de Aleitamento Materno da Sobape, a pediatra Rosângela Barboza Farias chama a atenção para a importância do apoio das empresas às mulheres que retornam ao trabalho e ainda amamentam. “Esse aleitamento não depende só das mães, depende do apoio das famílias, dos pais e, principalmente, das empresas, que precisam oferecer salas de amamentação e espaços adequados para a ordenha e acondicionamento do leite em geladeiras e freezers”, explica.

  21. Como destaca a pediatra, é preciso incentivar a adesão das empresas ao Programa Empresa Cidadã, com base na Lei nº 11.770/2008, que oferece incentivos fiscais na ampliação da licença-maternidade para 180 dias. A médica lembra que essa licença ampliada é obrigatória para empresas municipais, estaduais e federais.