Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GOVERNO BAHIA LANÇA SIMULADOR DE APOSENTADORIA PARA 88 MIL SERVIDORES

Jequié, a cidade mais violenta do país, quer Modal Industrial
02/08/2023 às 15:27
  1.  Os mais de 88 mil servidores efetivos do Poder Executivo Estadual agora contam com uma ferramenta para planejar o seu futuro, conhecendo os diversos cenários para ingresso na aposentadoria.  Trata-se do simulador de aposentadoria, reserva e reforma, disponível no RH Bahia, o sistema informatizado de gestão de Recursos Humanos do Estado. A novidade foi lançada nesta quarta-feira (02.08), pela manhã, durante evento promovido pela Superintendência de Previdência do Estado (Suprev), no auditório da  Assembleia Legislativa do Estado.

  2. “É uma satisfação entregar aos servidores estaduais mais uma ferramenta de transformação digital, que contribui para a automatização, fixação e expansão do governo digital”, afirmou a chefe do gabinete Tatiane Cezar Pereira, que representou o secretário da Administração, Edelvino Góes, na abertura do evento. 

  3. A chefe de gabinete lembrou ainda a importância do simulador para os servidores que moram no interior do Estado. “São pessoas que têm mais dificuldade de acesso às equipes de RH e que muitas vezes não sabem como calcular o tempo que falta para se aposentar”, ressaltou.

 4. Já o superintendente da Previdência do Estado José Maria Dutra destacou o papel do simulador para o alcance de um dos principais objetivos da Suprev hoje, ao lado do enfrentamento do déficit previdenciário: a redução do tempo de concessão da aposentadoria. “O simulador ajuda o servidor a planejar o seu futuro, e também auxilia as equipes de RH a visualizar as diferentes possibilidades de concessão, sem precisar fazer o cálculo dos benefícios do zero”, explicou o superintendente.

  5. “Cada decisão da vida ativa do servidor tem repercussão na sua aposentadoria, e é nesse sentido que o simulador surge como uma ferramenta de difusão do conhecimento previdenciário, para que o policial ou professor não deixe para se preocupar com o assunto apenas às vésperas da sua aposentação”, complementou a diretora de Gestão dos Benefícios Previdenciários da Suprev, Joana Pinheiro, que aproveitou a sua fala também para mostrar à plateia as diferentes informações disponíveis no simulador, e como elas podem ser acessadas no portal do RH Bahia.

 6. Além de acompanhar as apresentações, o público teve a oportunidade de experimentar na prática a utilização do simulador de aposentadoria, com a ajuda de 10 técnicos da Suprev que estiveram disponíveis no lobby do espaço, fornecendo orientações e tirando dúvidas dos servidores, num atendimento individualizado prestado por meio de computadores. 

 7. Simulador - Para ter acesso ao simulador de aposentadoria, o servidores efetivos devem ingressar com login e senha pessoais na área de acesso restrito do Portal RH Bahia (www.rhbahia.ba.gov.br). Com navegação fácil e intuitiva, a ferramenta permite que o profissional visualize as datas previstas para seu ingresso para a inatividade, de acordo com as regras previdenciárias nas diferentes modalidades de aposentadoria (compulsória, por idade ou tempo de contribuição. etc.). 

8. As ressaltar que as informações apresentadas no simulador são extraídas da base de dados do sistema de Recursos Humanos do Estado. Caso identifique alguma inconsistência, a orientação da Suprev é de que o servidor entre em contato com a sua Coordenação de Recursos Humanos. “A ferramenta, inclusive, é uma excelente oportunidade para identificar a necessidade de realizar ajustes, a exemplo de solicitações de averbação de tempo de serviço”, explica  a diretora Joana Pinheiro.
                                               *****
9. Um mês depois do governador Jerônimo Rodrigues anunciar, em Ilhéus, durante evento de assinatura da ordem de serviço para o início das obras do trecho 1F da Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol), que um polo multimodal será implantado em Jequié, o deputado Hassan (PP), acompanhado pelo prefeito do município, Zé Cocá, secretários municipais, empresários da região, e a presidente do Território de Identidade Médio Rio das Contas, Rita Rodrigues, reuniu-se na manhã dessa quarta-feira (2) com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE) Angelo Almeida, para apresentação de proposta de contratação da Fundação Escola Politécnica da Bahia, da Universidade Federal da Bahia, para desenvolver estudo técnico de viabilidade para implantação do polo multimodal de Jequié.

1O. O deputado Hassan, autor da indicação apresentada e aprovada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) com o pedido para instalar no município o Polo Multimodal Vale do Sol, explicou que “solicitamos apoio do governo do Estado para viabilizar a proposta de elaboração do projeto de viabilidade técnica e econômica do polo logístico e aduaneiro na cidade de Jequié, orçado em R$ 1 milhão”.

11. Ele frisou que “o prefeito Zé Cocá colocou-se à disposição para participar da contratação, com contrapartida da prefeitura. O secretário Angelo Almeida comprometeu-se a analisar o pleito e levá-lo ao governador, prometendo uma resposta em breve tempo.

12. Destacando a representatividade dos participantes da reunião, Hassan afirmou que “o mais importante é a convergência de todos com o mesmo objetivo, que é a implantação do polo multimodal e o desenvolvimento social e econômico de Jequié”, apontando ainda tratar-se de movimento suprapartidário de várias forças políticas, todos com o mesmo objetivo e propósito.

13. Animado com a expectativa de instalação do polo multimodal, Hassan apontou que “esse equipamento promoverá a aceleração do desenvolvimento sócioeconômico para toda a região”. E afirmou que “estamos trabalhando para concretizar, em breve, o sonho de termos os territórios do Vale do Jiquiriçá e do Médio Rio das Contas fortalecidos, com os nossos municípios pujantes e a nossa população contemplada pelo desenvolvimento econômico e social”.

14. Além do deputado Hassan, do prefeito Zé Cocá, e da presidente do Território de Identidade Médio Rio de Contas, Rita Rodrigues, participaram da reunião o secretário de governo de Jequié, Vagner Amparo; o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Celso Galvão; o presidente da Câmara Municipal de Jequié, Emanoel Campos Silva (Tinho); 

15. O deputado Euclides Fernandes; o presidente, Hugo Britto, o vice-presidente, Yan Carlos Almeida, e o diretor financeiro, Cássio Castro Moura, da Associação Comercial e Industrial de Jequié (ACIJ); o presidente da Câmara de Dirigente Lojista de Jequié (CDL), Renan da Guarda; o presidente Renildo Nery Silva e o vice-presidente Antônio Novaes, do Sicomércio Jequié, e Erivã Ribeiro, presidente do Sindicato Rural de Jequié.

17. De 3 a 5 de agosto, a Escola Lua Nova, na Pituba, será o centro de uma programação baseada no cativante prazer da leitura, com direito a lançamentos, contação de história e conversas com autores convidados. Como destaques da programação, haverá a presença do renomado escritor Itamar Vieira Junior, autor do consagrado "Torto Arado",  da autora de livros infantis Emilia Nuñez e da atriz e diretora Ana Paula Bouzas. A feira conta com a curadoria da consultora literária especializada em Literatura Infantil, Theresa Gomes.

18. A FLUA acontecerá nos dois turnos de aula, com atrações para todas as idades. Uma parceria com a Livraria LDM permitirá o acesso às publicações mais novas e interessantes do mercado para deleite das crianças, que, além de poderem manusear e comprar os livros de sua preferência, participarão do Projeto Ciranda de Livros, que é realizada com as publicações escolhidas por elas, com orientação das professoras e coordenadoras.

19. O livro tem uma importância fundamental nas ações pedagógicas na Lua Nova. Incentivar a leitura, portanto, é um dos conceitos básicos da escola, que compreende as inúmeras funções desse bom hábito para a formação integral do indivíduo. Afinal, a leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos.

20. A feira será aberta com uma participação especial da atriz baiana Ana Paula Bouzas. A roda de conversa com Itamar Vieira Junior acontece no dia 5 de agosto, sábado, a partir das 11h30, com direito a uma sessão de autógrafos do escritor. Neste mesmo dia, a autora de livros infantis Emilia Nuñez faz contação de histórias e autografa livros de sua autoria, entre os quais o conhecido “A Menina da Cabeça Quadrada”.

21. STF já tem 4x0 para liberar o porte da maconha pessoal. Vá vendo o que faz o Supremo com o Brasil.