Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

VIOLÊNCIA NA BAHIA: ATENTADO EM BARRA DO JACUIPE DEIXA TRÊS MORTOS

Está a cada dia mais perigosa a velha Bahia cansada de guerra e abandonada
30/07/2023 às 18:54

1. (CORREIO) As três vítimas de um ataque criminoso que aconteceu em Barra de Jacuípe, em Camaçari, na noite do sábado (29), já foram identificadas. O atentado deixou ainda duas pessoas feridas.

2. O grupo estava voltando de um passeio de jet ski quando foi surpreendido pelos atiradores, que chegaram de motos. Morreram no atentado Wellington Rocha dos Santos, 46 anos, Luis Henrique Santana dos Santos, de 23 anos, e o músico Marcus Vinicius Pereira Santos de Jesus, de 19 anos, todos da mesma família.

3. Luis Henrique era filho de Wellington. Ele costumava alimentar as redes sociais com fotos empinando moto e também de jet ski. Horas antes do atentado, o jovem chegou a postar imagens do jet ski, uma delas na água. Ele tinha uma página dedicada a manobras de moto, que neste domingo postou uma nota lamentando a morte. 

4. "Desfalcou nosso time. Vou sentir saudades e pensar em você todos os dias, e quando a tristeza for insuportável, pensarei em todas as nossas lindas lembranças. Descansa em paz, meu ratão", diz a mensagem.
                                         ****
5. A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal será iniciada nesta segunda-feira (31), em Salvador, com o tema "Proteja seu Amiguinho Com Uma Dose de Amor". A vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos, partícula da abertura da estratégia às 8:40h, neste novo endereço: Rua Sátiro Brandão, 81, Engenho Velho da Federação. As demais programações para o dia estão mantidas e podem ser conferidas no site da SMS.

6. Realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Campanha contará com mais de 90 pontos de vacinação por toda a cidade e visa proteger cães e gatos contra a raiva. A meta é imunizar 249 mil animais, a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes.

7. Ao longo do mês serão disponibilizados postos itinerantes em centros comerciais com grande circulação e drive-thru, além das salas de vacina nos postos de saúde.

8. A lista pode ser conferida no Instagram @smssalvador ou no site saude.salvador.ba.gov.br. Por esses meios também é possível conferir os postos de saúde habilitados até o final da campanha, sempre de segunda à sexta-feira, das 08h às 14h.

9. Centenas de pessoas estão sendo atendidas pelo programa estadual 'Saúde Mais Perto' no bairro de Pernambués, neste domingo (30) e segunda-feira (31), para um mutirão de cirurgias. Solicitada pelo mandato do vereador Luiz Carlos Suíca (PT), a ação foi atendida pelo governo de Jerônimo Rodrigues (PT). 

10. Logo às 5h da manhã, o edil petista já estava no local ajudando na logística e no processo de organização que recepcionou as secretárias de Saúde e Desenvolvimento Social, Roberta Santana e Fabya Reis, respectivamente.

11. “Sabemos que a saúde é um dos grandes problemas do nosso país. Uma situação que não é nova, mas que precisamos atuar sempre para que as pessoas tenham acesso aos serviços via Sistema Único de Saúde. Defender e ampliar o SUS é um dever de todo brasileiro que precisa de atendimento gratuito. 

12. O governo estadual entende que precisa melhorar, coordenar a regulação e oferecer remédios e serviços de média e alta complexidade gratuitos”, ressalta o vereador Suíca ao lado do deputado estadual Robinson Almeida e do coordenador dos CSUs, Paulo Mota.

13. São oferecidos diferentes tipos de serviços em Pernambués. De procedimentos cirúrgicos serão feitos histerectomia, colecistectomia (vesícula), hérnia inguinal, hérnia epigástrica, hérnia umbilical. Para atendimento, os pacientes entre 14 e 65 anos devem apresentar RG, cartão do SUS, comprovante de residência e exames pré-operatório. 

14. Caso não tenha, os exames serão realizados no local. A direção do CSU aponta que a ação atende moradores do bairro e de outros municípios também. “Têm pessoas vindo de Lauro de Freitas e Simões Filho para participar do processo de mutirão”, salienta a coordenadora Leide de Pádua.

15. O começo da terceira etapa do VNT Brasil serviu para deixar um pouco mais apertada a classificação do campeonato da categoria Autocross. Na tarde deste sábado, em Luis Eduardo Magalhães (BA), o piloto da casa Ricardo Basso venceu os quatro estágios da prova e viu diminuir a diferença em relação ao líder do campeonato Emerson Reck. Neste domingo, os pilotos voltam à pista para a disputa de mais um treino classificatório, às 12 horas, e para a Prova 2, a partir das 15 horas.

16. “É emocionante vencer em casa. Não foi fácil. Mas era o objetivo para seguir vivo no campeonato”, disse Ricardo Basso, que dedicou a vitória ao pai Iris Basso, falecido recentemente e que está sendo homenageado durante a etapa.

17. Reck Junior voltou ao pódio mostrando recuperação no campeonato.
“Tive os enroscos na primeira parte da prova, mas depois consegui recuperar e terminar em segundo é como se fosse uma vitória. O carro está bastante rápido e amanhã vamos tentar levar a vitória”, afirmou Reck Junior.

18. O líder do campeonato Emerson Reck teve alguns problemas e não conseguiu terminar dois dos quatro estágios entre os quinze primeiros lugares.

19. O VNT Brasil é organizado pelo grupo SR e a Associação Nacional de Velocidade na Terra, com apoio e supervisão técnica e desportiva da Confederação Brasileira de Automobilismo e Federações de Automobilismo nos estados onde será realizado. O time de patrocinadores conta com UPL, FG Empreendimento, Inpasa Energia, Petronas, RZK Rental e TMG Genética.