Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

VIOLÊNCIA NA BAHIA: 7 HOMENS SUSPEITOS MORRE EM CONFRONTO COM PM

Os cuidados para extrair dentes siso
29/07/2023 às 18:52
   1. Sete HOMENS suspeitos morreram após confronto com a Polícia Militar, na noite desta sexta-feira (28), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA), a polícia recebeu informação de que o grupo estava se preparando para atacar uma facção rival.

  2. Equipes do Bope, da Cipe Polo Industrial, Rondesp RMS e do Tático Ostensivo Rodoviário tinham reforçado ações de policiamento na localidade de Jauá, depois de receber denúncias de que um "bonde" partiria para atacar rivais de outra facção tanto na RMS quanto em Salvador.

  3. Durante as rondas, os militares encontraram um grupo com cerca de 15 suspeitos. Ainda segundo a SSP, quando os policiais se aproximaram, os homens atiraram e correram para uma região de mata. Após um confronto entre os dois lados, as equipes socorreram sete integrantes do grupo, levando-os ao Hospital Menandro de Faria. O restante do grupo fugiu.

  4. Com eles foram apreendidos uma submetralhadora e duas pistolas calibre 9mm, além de duas pistolas calibre 40, um revólver calibre 38, carregadores, munições, uma quantidade de drogas que não foi informada (maconha, cocaína e crack) e R$ 761.

  5. De acordo com o levantamento inicial da polícia, o grupo integrava uma facção cujo o líder pertenceu ao Baralho do Crime da SSP. Este último, por sua vez, está preso em São Paulo atualmente.
                                                                     ****
  6. Comerciantes do Centro Histórico de Salvador têm destacado o policiamento contínuo na região. A sensação de segurança é um dos fatores que garantem o pleno funcionamento dos estabelecimentos, que costumam receber muitos clientes por estarem localizados em ruas movimentadas. O trajeto pelo entorno dos comércios também tem sido feito com tranquilidade por moradores e funcionários das lojas.

  7. É o que confirma Jailton Peixoto, dono do Empório do Galego, um minimercado que há 15 anos funciona na Rua do Paraíso, em Nazaré. 

  8. “A Polícia Militar mantém um policiamento efetivo e regular aqui na nossa área. As rondas nos dão uma sensação maior de segurança. Além disso, nosso funcionário vem da Estação da Lapa ou da Estação Barroquinha e, com o policiamento, se sente muito mais seguro para fazer esse trajeto até aqui”, ressaltou.

  9. A ação na região relatada por Jailton é realizada pelo 18º Batalhão de Polícia Militar (18º BPM), com o uso de motos, rádios, viaturas e policiais circulando a pé, numa área que compreende desde o Convento da Lapa até o Santo Antônio Além do Carmo, incluindo bairros como Barris e Nazaré, onde ficam ruas tradicionais de venda de artigos de festas e bomboniere. O objetivo é ampliar a segurança na região, por onde circulam muitas pessoas, diariamente.

  10. “A Polícia Militar desenvolve algumas operações aqui no Centro Antigo. A operação Fortaleza Barroca, por exemplo, visa implementar o policiamento a pé e o motopatrulhamento, para oferecer mais segurança à população que frequenta o comércio central da região de Salvador, bem como os turistas e o próprio povo baiano”, explicou o subcomandante do 18º Batalhão, major Normando Júnior, durante os trabalhos, na manhã deste sábado (29).

  11. A gerente da Magazine Festas, Tássia Pimentel, mora na Barroquinha e trabalha na Rua do Paraíso. Ela faz o percurso para o trabalho andando. “Com esse policiamento, a gente se sente mais seguro. É uma ação benéfica para a região, para nossa loja e para o comércio em geral”, afirmou a comerciária.

  12. Ainda segundo o major Normando, já houve uma redução no índice de ocorrências na região, nos últimos seis meses. “A gente tem tido bons resultados. Os índices de furtos e roubos caíram, e a sensação de segurança, segundo os próprios usuários, que são os comerciantes e a própria população, melhorou muito”, completou.
                                                              *****

  13. Certamente você já deve ter se questionado: todo mundo precisa extrair os sisos? A resposta é depende! De acordo com a cirurgiã-dentista Leandra Carvalho, esses dentes são os últimos que costumam surgir na arcada dentária, geralmente entre os 16 e 21 anos, em cada lado do maxilar. 

  14. Por nascerem de forma tardia, eles ocupam pouco ou nenhum espaço na boca, ou ficam embaixo da gengiva, provocando inchaço, dor, incômodo, desalinhamento entre os molares, etc. Por isso, muitas vezes precisam ser extraídos.

   15. Ainda assim, Leandra reforça que somente o dentista é o profissional capaz de avaliar, com exames de imagem e anamnese, a real necessidade de extração dos sisos, que também podem não nascer, mas incomodam. 

  16. “Porém, para realizar o procedimento, é necessário ter todo um cuidado. Afinal, ele precisa ser feito por um profissional qualificado e em um ambiente de consultório especializado ou, dependendo do caso, em ambiente hospitalar”, enfatiza Leandra Carvalho.

   17. Vale relembrar que, nos últimos dias, a mídia noticiou o caso de uma jovem que realizou a extração do siso no interior de São Paulo e, dias depois, faleceu em decorrência de uma infecção aguda e abscesso dentário. Portanto, mais do que nunca, os cuidados precisam ser redobrados.

   18. Exodontia: Leandra Carvalho conta que o tempo de procedimento de uma exodontia ou extração pode variar conforme a idade do paciente, a posição do dente, a localização na arcada e se está anquilosado no osso. O tempo vai depender da complexidade de cada caso. Após a adolescência, o dente fica cada vez mais calcificado, o que pode dificultar ainda mais a sua extração. 

  19. Passado esse momento, o pós-operatório precisa ser criterioso para evitar qualquer tipo de intercorrência, a exemplo de inflamação e/ou infecção. “É fundamental tomar a medicação prescrita; reforçar a higiene bucal e, em caso de dúvidas, questionar sempre ao dentista.

  20.  Além disso, recomenda-se ter repouso nas primeiras 24 horas após o procedimento e inserir uma dieta pastosa e gelada, evitando o consumo de comidas quentes, como café e sopa”, detalha.